Amor, o caminho mais excelente!


É interessante como as pessoas procuram tanto imergir nos dons espirituais ( profecia, maestria, milagres...) que se esquecem de procurar com a mesma intensidade O Fruto do Espírito. A igreja de Coríntio era cheia de dons, mas também possuía IMATURIDADE E CARNALIDADE! E ainda mais, lhes faltava um fruto de grande importância, O AMOR! 

Também é interessante como Paulo escreve o cap.12 (falando sobre os dons e sua organização em meio a igreja), não sei, creio eu (posição pessoal) que talvez a questão estivesse gerando problemas ou meio bagunçada. Acredito que hoje, ainda temos problemas com isto no meio da igreja. Faltam esclarecimentos por parte dos líderes sobre esta ORGANIZAÇÃO DOS DONS, sobre como proceder durante a liturgia dos cultos. É verdade que ao Espírito Santo não se dá ordens, não o obrigamos a nada, pois, Deus age como lhe convém, dá dons a quem quer e como quer. Mas também é real o fato de que se Paulo escreveu um direcionamento e esclarecimento a Igreja em Corinto sobre os dons, sua diversidade e a ordem na manifestação destes dons durante o culto, é por que isto se fez necessário. Então hoje também é necessário, e sempre será até o retorno de Cristo.

Logo em seguida, ele escreve o capítulo 13.1 falando sobre o amor. E começa assim, "Posso agora mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente..." Em seguida, começa a falar de forma quase poética sobre o amor. “Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.” Vs.1b Ele explica que ainda que tenhamos todos os dons Espirituais possíveis e existentes, fé, e obras se não houver amor de nada serve! Este caminho mencionado por Paulo é tão excelente que nos faz andar em AUTORIDADE! Você não precisa ter dons Espirituais para ter autoridade de Deus, mas você precisa andar em amor para servi-lo e ter intimidade com Ele gerando autoridade como consequência. 

Você sabia que dons espirituais não são parâmetros para sua entrada no céu? Se você não fala em línguas, não se preocupe você pode ir para o céu! Se você não profetiza, não se preocupe você pode ir para o céu! 

Mas, e se você não ama? Você vai para o céu? Digo sem medo de errar, Não! “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” 1João 4;8 E para chegar ao céu é necessário conhecer a Deus! É necessário amar! E o amor é Fruto do Espírito Santo.

Tem havido uma inversão de prioridade dentro das igrejas, uma busca incessante e uma supervalorização dos dons em detrimento do FRUTO (amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, mansidão e domínio próprio). Quando a excelência está em os dois andarem juntos, pois assim vemos em Cristo! 


Sejamos cada dia mais parecidos com Ele!


No amor daquele que nos amou primeiro...




Cláudia Melo

Comentários