Pular para o conteúdo principal

O Cristão pode mentir diante de uma necessidade?

Você, secretária, recebe uma ligação, e o seu chefe, mesmo estando no escritório, manda dizer que não está! 
Você, porteiro, que recebe ordem para informar que determinado morador não está em seu apartamento, mesmo ele estando! E quando o funcionário da empresa de serviços (água, luz, gás, telefone, internet, tv...)  chega no estabelecimento comercial, com ordem para suspender o serviço (corte), e você atende e garante que já está tudo pago (mesmo não estando), apenas para ganhar tempo! Detalhe: se não cumprir as orientações para mentir,  corre o risco de perder o emprego.

E ai, hein?! E se um desses for um cristão?

Jesus disse que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), mas vejo pessoas de destaque na Bíblia, ditos como grandes homens de Deus, que mentiam. Abraão mentiu ao rei quando disse que sua mulher era sua irmã (Gênesis 12:18,19). Jeremias também mentiu aos oficiais do reino, a mando do rei (Jeremias 38:26,27). E Jacó, que sendo mentiroso e aproveitador, enganou a seu pai roubando a primogenitura e a benção do irmão, ainda colocou o nome de Deus em sua mentira, e foi escolhido por Deus. 



Isso quer dizer que podemos mentir, diante de uma necessidade?


Todas as coisas me são lícitas... 1 Cor 6:12.

Pode. O cristão, como qualquer outra pessoa pode fazer qualquer coisa. Deus criou o homem com livre arbítrio e mesmo depois de aceitar a Jesus ele continua livre para decidir. Todavia a partir do momento que aceito a Cristo e começo a viver a vida de Cristo em mim, devo seguir os padrões determinados por Deus para minha vida. E dentre eles está: "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos..." Col 3:9. Ou ainda: "Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo pois todos somos membros de um mesmo corpo." Ef 4:25.

Portanto, as minha decisões e postura precisam estar coerentes com a minha nova vida, se não, não só estarei falando uma mentira como vivendo uma mentira.

Quanto aos exemplos bíblicos citados, a bíblia não esconde erros de ninguém. Nem eles deixaram de ser amados por Deus por conta disso. O que mais nos chama a atenção na vida dos grandes homens de Deus é a capacidade de progresso espiritual. Eles mentiram, não viviam na prática da mentira. Eles erraram, não viviam na prática do erro. Eles tiveram seus momentos de fraqueza, como nós os temos." 

Se dissermos que não temos pecados nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós." 1 João 1:8. Apesar disso, suas vidas foram registradas e nos servem de exemplos, pois foram homens sujeitos as mesmas paixões.

Mesmo sendo por uma causa nobre, cuidado... Segundo Mike Murdock, "As nossas decisões definem as nossas estações". Você pode aliviar o presente com suas mentiras, mas terá um futuro decidido por elas.


Comentários

  1. Muito bom hein Eliel! Eu concordo com tudo. Mentir é uma coisa, viver de mentiras é outra. E acho também que a grande questão do pecado é a intensão, muitas vezes você mente pela necessidade e se arrepende... aquilo foi naquele determinado momento; mas viver mentindo pra dar uns pulos na vida é caráter do diabo mesmo.

    Deus abençoe todos!

    ResponderExcluir
  2. Por isso que a partir de hoje estou desempregada, kkkkk. Pedí para sair. Não estava aguentando mais o meu chefe, eu não era secretária, mas quando atendia o telefone... Diga que não estou, diga isso, diga aquilo... No início eu dizia: que prova Senhor! Depois, o Senhor me deu dicernimento. Como Deus iria me provar num lugar desses, onde tem gente mau caráter, de má fé e me "fazendo pecar" também? Eu não tenho necessidade disso, Deus me dá conforto material também, porque eu ainda estou aqui, e pensando que Deus me colocou aqui e está me provando? O Senhor não abriu uma porta ainda porque eu me acomodei nesse lugar e assim é como se eu não acreditasse que Ele tem o melhor para mim(Isso é difícil porque vindo de Deus, minha fé é inabalável). Desde então(terça-feira) decidí sem exitar, "Estou desempregada". kkkkkkkkkkkk Glória a Deus por isso!!!

    ResponderExcluir
  3. PELO FATO DE ELES TEREM MENTINDO NÃO QUER DIZER QUE ELES(ESSES PERSONAGENS BÍBLICOS) AGIRAM CERTO AO MENTIR. POSSO PENSAR ASSIM: "AH, ABRAÃO, JACÓ, DAVI, JEREMIAS MENTIRAM EU TAMBÉM POSSO MENTIR" DAVI ADULTEROU EU TAMBÉM VOU ADULTERAR E POR AÍ VAI. MAS CONCORDO: PODER PODE, MAS NÃO DEVE. João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. A PAZ DO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  4. é muito, mais muito complicado existem situações que somos obrigados a mentir. veja bem. no seu trabalho você é obrigado a conviver com todos que ali estão. existe alguem nesse meio que pra você ele é intragavel. dizer a essa pessoa o que realmente pensa dela. pode impedir uma convivência mesmo que formal. se eu fosse dizer tudo que sinto em relação aos outros morreria na solidão. não digo que seja impossivel viver sem mentir. pois Deus não daria uma missão impossivel. mas eu não consigo. só não faço da mentira uma profissão e para tirar proveito. mas para evitar aborrecimentos e inimizade eu confesso que não falo tudo que sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por não ser hipócrita, Jesus te abençoe.

      Excluir
  5. e mais que heresia hein... no antigo testamento não tinha Jesus. novo testamento temos Jesus e a exemplo de mentira, Pedro negou Cristo 3 vezes, mentiu que não era discípulo de Jesus e se arrependeu. Cristão genuíno não mente em hipotese nenhuma mesmo que custe nossa vida. vai ler a bíblia herege

    ResponderExcluir
  6. e mais que heresia hein... no antigo testamento não tinha Jesus. novo testamento temos Jesus e a exemplo de mentira, Pedro negou Cristo 3 vezes, mentiu que não era discípulo de Jesus e se arrependeu. Cristão genuíno não mente em hipotese nenhuma mesmo que custe nossa vida. vai ler a bíblia herege

    ResponderExcluir
  7. Thais, acredito que vc não leu todo o post, ou se leu não entendeu a mensagem. Em momento algum o texto afirma que se deve mentir, mas mostra os dois lados, levando o leitor a refletir, pena que você não conseguiu fazer isso.

    ResponderExcluir
  8. Thais, veja esse pequeno trecho do texto, só como exemplo:

    O cristão, como qualquer outra pessoa pode fazer qualquer coisa. Deus criou o homem com livre arbítrio e mesmo depois de aceitar a Jesus ele continua livre para decidir. Todavia a partir do momento que aceito a Cristo e começo a viver a vida de Cristo em mim, devo seguir os padrões determinados por Deus para minha vida. E dentre eles está: "Não mintais uns aos outros...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado para não perder o foco...

Você já perdeu o foco? Bom, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já perderam o foco de um objetivo, um sonho, uma meta. Isso é normal, afinal de contas, vivemos sob influências externas de pessoas e situações que podem nos desviar de propósitos que nós traçamos ou pior ainda, de propósitos que Deus traçou para nossas vidas. Sempre tenho em mente que o foco de Deus para vida de todo Cristão são suas promessas. Desde promessas coletivas, como a da salvação, uma morada no céu, até promessas mais pessoais e íntimas, que são feitas de pai pra filho. Mas o que acontece quando perdemos o foco? Isso pode ser muito perigoso. Em um trecho da palavra de Deus, pude observar duas atitudes distintas em uma mesma Situação. A passagem fica em Números 13 dos versículos 27 ao 31. “27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui g

Portas fechadas, aí vem Deus

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos DENTRO, E COM ELES TOMÉ. Chegou Jesus, ESTANDO AS PORTAS FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: PAZ SEJA CONVOSCO.  João 20:26 A passagem bíblica relata que oito dias após a morte de Jesus, tendo ele ressuscitado, apareceu aos discípulos, e a Bíblia faz questão de dizer que Tomé estava presente e que as portas estavam fechadas. Por um momento pensamos que a Bíblia poderia ter dito “e Ele bateu na porta e alguém a abriu”... ou “Ele mesmo abriu a porta”. Nada na Bíblia foi escrito por acaso. Há coisas que aconteceram no passado para servir de lição para o tempo presente. Os discípulos não acreditavam que o mestre havia ressuscitado. Eles não tinha como abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo, portanto eles estavam foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam. O seu líder havia morrido e para eles há esperança havia ido embora. A história do

Quem é você quando ninguém está olhando?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas.  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramsa[ente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.  1 Pedro 1:13-16  A santidade é um desafio dos nosso dias e está diretamente ligada ao caráter. Mas, o que é caráter? Caráter é o que você é quando ninguém está olhando. É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu pastor; Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te vêem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doe