Utensílio de valor



Aquilo que Deus criou para ser santo, servir e adorar a Ele, tem que cumprir com seu propósito de separação, santidade, glorificação e serviço para Deus e não para o mundo!

Utensílios do templo de Deus em Jerusalém foram levados à Babilônia por Nabucodonosor durante o exílio dos judeus naquela terra, e mais tarde tirados, sob a ordem de Belsazar, seu neto, para servir em um banquete de orgias, prostituição e adoração a outros deuses.

“Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas. ” Daniel 5:3” (Daniel 5:2)

Algo que foi criado com um valor (ouro), pois os utensílios do templo eram de ouro, com uma finalidade: servir na casa do Senhor, adorá-lO e glorificá-lO com esse serviço, entretanto estavam sendo utilizados para um fim deturpado, modificado do seu real propósito.

Meditando nesta palavra, me recordei dos tantos utensílios de ouro para a glória de Deus que existem por aí, que já brilharam, já serviram, já glorificaram, já adoraram ao Deus Altíssimo e hoje estão afastados do propósito inicial de Deus para a humanidade (glorificar o nome d’Ele).

Pessoas que serviam a Deus através do louvor, da pregação, da própria vida... Encontram-se cantando para o “deus” que é este mundo corrupto e, toda frustração que nele há. A boca donde antes saiam palavras de consolo, conforto e amor, hoje é cheia de palavras de maldição, difamação, inveja, mentira e até blasfêmia! O templo do Espírito Santo (o corpo) que se vestia para glória de Deus, que era limpo para glória de Deus, hoje veste-se para saciar a carne e a cobiça dos olhos de outrem e enche-se de impurezas (bebidas, drogas, prostituições) que sujam e destroem este templo.

Sim irmãos, estou falando dos nossos amados que cantaram no mesmo coral que nós, que subiram ao púlpito da mesma igreja que congregamos, que em sua boca tinha o mesmo “dicionário bíblico” que nós... “E aí varão?!”, “Graça e paz”! “; “ Paz do Senhor!”, “ Ei benção!”, “Deus é lindo!”... E que se afastaram do evangelho por algum “motivo” que em suas concepções foi suficiente, para deixaram o nosso libertador e salvador Jesus Cristo.

Estas pessoas ainda não entenderam ou enxergaram é que há duas vertentes de caminhos destinados para eles.

Primeiro: Ou aceitam o amor de Deus e com este amor a chance de voltar a vontade de Deus, para suas vidas, juntamente com as lutas e vitórias que isto implica.

Segundo: Sofrer com uma sentença de morte, morte espiritual.

A bíblia nos conta que, quando Belsazar pegou os utensílios do templo do senhor, de repente uma mão apareceu na parede e escreveu o seguinte:
“Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.”

(Daniel 5:5)


“Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM”.

Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.

TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.

PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.”
(Daniel 5:25-28)
                                                                            
Deus pesou a atitude de Belsazar em denegrir algo tão valioso da casa de Deus. E Determinou uma sentença de morte a ele por causa da sua desobediência e como consequência do seu pecado.  Hoje, o Belsazar deste século ( Santanás), tem conseguido influenciar vários utensílios da casa do senhor para usarem seus talentos e suas vidas para mentir, enganar, frustrar e esquecerem do seu real valor e propósito.

É verdade que a vontade de Cristo é salvar a todos...  “ E a vontade de quem me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu...” ( João 6:39a) No entanto, Ele nos deu o livre arbítrio para escolher o caminho estreito ou o caminho largo. E nos deixou bem claro em toda a sua palavra que a escolha destes caminhos pode nos trazer uma consequência de paz ou de morte.

Nós somos utensílios valiosos nas mãos do nosso Deus! Diferentes, com funções também diferentes dentro da casa do pai, porém, de individual valor e imensamente amados pelo nosso criador.  Por isso, se você já foi vaso (utensílio) na casa de Deus e hoje por algum motivo está exercendo outra função se não a de estar cheio do seu Espírito, Deus está falando ao teu coração para você voltar a Ele, voltar ao seu primeiro amor... 

No Amor d’Aquele que nos amou primeiro



Comentários