Perto, mas longe


Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16

O título paradoxal, mostra com clareza a situação de muitos cristãos em nossos dias. Estão por perto, estão indo as igrejas, participando do culto, e até de alguns ministérios. Contudo, estão distante. Os seus corações não são achados inclinados para Cristo... Temos na Bíblia dois exemplos de homens que estavam perto, mas longe.

O 1º é Judas Iscariotes. Ele ouviu o chamado do próprio Jesus, a fim de torná-lo Seu discípulo, e O seguiu. Ele esteve com o Filho de Deus durante pelo menos 3 anos, ouvindo Sua palavra e participando ativamente do Seu ministério (era tesoureiro). Até que em determinado momento, movido provavelmente pela cobiça, entre outras coisas... ele entrega o seu Mestre por 30 moedas de prata.

O 2º é Simão Pedro. Foi levado até Jesus pelo seu irmão, André, e a Bíblia não mostra claramente quando/como ele passou a seguir o Mestre. Apesar da imprevisibilidade do temperamento deste apóstolo, Jesus, com Sua indefectível visão de Reino, diz: Tu és Pedro, e sobre está pedra edificarei a minha igreja (Mt 16:18). Até que em determinado momento, algumas horas após o próprio discípulo ter dito que 'ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei'; ele negou Jesus. E negou três vezes.

Judas e Pedro estavam perto, mas longe. A grande diferença entre os dois foi o arrependimento, o quebrantamento. Movido por um sentimento de culpa, Judas não aguentou e sucumbiu. Tirou sua própria vida. Movido por um sentimento de arrependimento, Pedro foi perdoado, e agora estava pronto para cumprir o seu chamado... 'a pedra sobre a qual edificarei a minha igreja'

Quando a palavra fala que somos sal da Terra e luz do mundo, está dizendo que somos diferentes, que nossas atitudes são diferentes. Que somos falhos, que caímos, que negamos; mas que o Jesus que morreu na cruz por cada um de nós, nos lavou de nossos pecados, a Sua graça nos alcançou e hoje podemos brilhar por Ele.

Deus não quer você para ocupar mais um lugar no banco, ou por causa do seu dízimo; o Senhor não me quer apenas para escrever umas belas palavras por aqui e acolá. Ele quer muito mais. Ele quer brilhar através das nossas vidas. Ele não quer muito, Ele quer tudo.

Em Cristo, por quem eu quero brilhar,


Republicando o texto da Marcela Fernanda, publicado neste blog em 20/10/10 ~ Inspirada da ministração do culto de 17/10/10 da PIB em Cajueiro, Pr. Jorge Figueiredo.


Eliel Ferreira

Comentários