Fé não é "varinha de condão"

"...a aprovação da vossa fé produz a perseverança".
Tiago 1:3 


Acredito que estamos vivendo um momento no cristianismo onde há muita mistura e isso tem trazido muita confusão e falsos ensinamentos em nosso meio. Uma das áreas mais afetadas tem sido a área da fé. A maioria dos cristãos da atualidade não sabem o verdadeiro significado da fé, pois cada dia mais ela tem se tornado a “varinha de condão” ou o patuá dos crentes. Não tenho a pretensão de esgotar o assunto neste texto, mas somente trazer um pouco de reflexão.

Devido ao afastamento da verdade bíblica, as pessoas só reconhecem fé nos acontecimentos instantâneos, quando na verdade um dos frutos da fé é a perseverança. Os falsos ensinamentos estão dizendo as pessoas que a fé verdadeira faz com que tudo seja imediato, aconteça em um piscar de olhos. Não estou dizendo que as coisas não podem acontecer instantaneamente, eu sei que podem, pois já vi e já vivi isto, mas nem tudo na fé é dessa forma. Afinal de contas o que a história de Noé, Abraão e Sara, Moisés e outros heróis da fé nos ensina? Qual foi o exemplo que eles deixaram?

Existem momentos na vida do cristão em que ele precisa romper em fé. São aqueles momentos em que sabemos que cremos, mas haverá uma prova da fé. Quer provação maior  para a fé do que a espera ou o tempo? Nosso desafio muitas vezes não é o crer mas o permanecer crendo. É fazer do momento de fé uma caminhada de fé. Um homem ou uma mulher de fé são distinguidos dos outros por sua perseverança. Quem não sabe esperar, não sabe crer. Se essa verdade fosse mais ensinada, veríamos menos pessoas abrindo mão de promessas de Deus só porque está demorando. Deus nunca demora, Ele sempre faz na hora certa. Mas nós sempre estamos apressados demais, não temos esse tempo todo para esperar Deus fazer, queremos tudo agora. Quanto mais nos afastamos da verdade bíblica, menos mudança verdadeira viveremos. Quanto mais longe dos princípios da bíblia, mais longe do alvo de Deus que são as pessoas e mais focado em coisas passageiras.

Acredito que Deus muitas vezes usa tempo para não perder a pessoa. Deus sabe quais serão as consequências na nossa vida se recebermos coisas no tempo errado. Ele sabe como somos experts em nos perder com coisas pequenas, nos afastar dEle por coisas insignificantes e nos apegar a coisas que não tem valor. O versículo seguinte diz “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e completos, sem faltar nada. (Tiago 1:4)” A perseverança nos torna completos, maduros, plenos. Vamos aprender o valor da perseverança! Acredito que Deus não vai perder uma oportunidade de nos fazer amadurecer só porque estamos com pressa.

Não deixe de acreditar só porque você tem que esperar. A fé verdadeira vai trazer força para que você continue firme. A bíblia nos encoraja a não rejeitarmos a nossa confiança, a nossa fé, pois ela tem um grande galardão. Há uma recompensa esperando pelos perseverantes, por aqueles que têm a verdadeira fé. Não queira trocar a recompensa da fé pela consequência da pressa. A pressa só trará futura confusão, enquanto a fé trará um eterno peso de glória.

Texto do Pr. Leonardo Capochim


Eliel Ferreira

Comentários