Eu sou barro...

Achei muito interessante a enquete feita pelo Pr. José Dário em seu blog, A luz da Bíblia.

A enquete era:  Você É Barro, Vaso Ou Cacos?

Realmente, essa pergunta me fez parar para refletir. Com certeza diversos cristãos tem e terão opiniões diferentes mas, a minha resposta foi a seguinte. SOU BARRO. E a justifico logo a baixo.

Eu sou um barro, que já fui vaso, já fui cacos... E ainda posso ser... Mas, nunca perdi a minha essência, nunca deixei de ser barro.



Bom, em uma visão espiritual, vejo esses 3 "objetos" que possuem a mesma composição (barro), como 3 fases na vida de um Cristão!



Primeiro, todos somos barro, o senhor utiliza essa comparação em algumas passagens bíblicas... 2 Coríntios 7, "temos este tesouro em vasos de barro...", em Jeremias 18:4 "como o vaso que o oleiro fazia de barro..." Para dizer que existe em nossa composição uma única essência. Uma humanidade (no que se refere ao ser humano) remida por Cristo! Esta é a nossa essência, somos barro. Seres humanos cheios de falhas, mas também qualidades moldadas por Cristo. Somos Cristãos!



No entanto passamos por 3 fases:




A do barro amassado, quando cristo está nos "estruturando", ele nos aperta, vai espremendo o barro para tira as "pedrinhas" indesejáveis (falhas de caráter) para que venhamos a ter mais consistência e por incrível que pareça, preparando o barro para que futuramente ele não exploda quando exposto a alta temperatura do forno no processo da criação do vaso.


Depois de passar também pela roda do oleiro, para que ele tenha a forma que deseja o coração do oleiro... Chega então a fase do vaso.


Na fase do vaso, quando já estruturados, agora ocupamos uma posição, somos vistos mais facilmente, temos uma utilidade melhor por que a nossa estrutura já permite isso,já se pode depositar algo dentro de nós (como dons, por exemplo) o que na fase do barro amassado não poderia existir, por que ainda não havia forma nem estrutura para isto. 


E a dos cacos, quando outros defeitos na fase do vaso aparecem, como orgulho, autos suficiência... Ou quando percebe-se uma rachadura, ou circunstâncias nos derrubam e quebram o vaso, ou o vaso não está cumprindo com a sua utilidade, o amor do oleiro quebra o vaso, o deixa na fase dos cacos o qual pode ser moído, triturado e virar barro novamente. 

Independente da fase que estejamos, o importante é ser barro! Fácil de moldar, sempre com a mão do oleiro por perto, sabendo que o mesmo que nos molda, nos coloca no fogo, faz isto com propriedade (com as pedras tiradas), isso mesmo, ele não nos joga no fogo de qualquer forma! Ele nos amassa e nos prepara antes, para que sejamos vasos de honra, bonitos por fora e por dentro como uma obra de arte, afinal de contas, cada oleiro faz o seu vaso com muito carinho e dedicação como se fosse uma obra maravilhosa. 


Sabendo também que quando esta obra (nós) não está como Ele quer, acha que sua única utilidade é "enfeitar" (aparecer), que o seu único valor é a aparência, ou quando há uma rachadura e já não sustenta mais nada em seu interior, ele quebra, faz virar caco, parte em pedaços, faz chorar, doer, sofrer, tritura em mil pedaços... Recomeça tudo de novo, mas com o mesmo objetivo inicial. FAZER UMA LINDA OBRA DE ARTE. De que material? Do barro! 


É maravilhoso ser barro, saber que se você cumpriu com o objetivo, ótimo! Mas, se não. Você ainda tem a oportunidade de recomeçar tudo de novo nas mãos do oleiro! Por isso queridos, que eu prefiro ser barro.




No amor d'Aquele que nos amou primeiro...


Cláudia Melo

Comentários