A agenda de Deus


Você conhece a história de Lázaro, o amigo de Jesus? Estou quase certo de que sim. Lá está ela registrada no Evangelho de João, capítulo 11. Uma das mais impressionantes narrativas bíblicas.

Lázaro de Betânia. O Lázaro que habitava na “Casa de Pobre” (este é o significado do nome Betânia). Pois foi naquela cidade que Jesus “deixou” seu amigo morrer. Como pode você dizer que é amigo de alguém e deixá-lo morrer? Pois Jesus deixou seu amigo Lázaro morrer. Ele fez Marta nos parecer profundamente magoada ao dizer: “Senhor, se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” Sim, Jesus deixou Lázaro morrer.

Demorou-se em outra cidade mais do que seu amigo podia esperar. Demorou-se mais do que Marta e Maria poderiam acreditar. Elas já haviam enviado o recado: “Está enfermo aquele a quem amas.” Então porque Jesus demorou a ir ter com eles? Que espécie de amigo é este que simplesmente parece ignorar o apelo comovente de uma família que o havia acolhido em sua casa quando este, cansado de suas andanças ministeriais, precisa de um canto para repousar? E agora hein, Jesus? Que bela encrenca arranjaste para ti! Como vais sair desta? Olha, todos esperavam, e boa parte acreditava mesmo que tu podias curar teu amigo, mas agora? Agora é tarde demais. Lázaro está morto e enterrado! E tu, Jesus, onde estavas? O que fazias de tão importante que não podias apressar-te em tua viagem até aqui? Pois olhe a sua volta agora. Sentes o cheiro? Carne podre! Sim, teu amigo que tanto esperou no leito de dor por tua chegada já não está mais aqui. Só há mau cheiro e esta maldita pedra a nos separar de Lázaro. Já não há nada que tu deves fazer a não ser chorar conosco.

“Jesus chorou.”

Sim, Marta, é tão doloroso isto tudo. Eu entendo sua dor Maria. Isto é mesmo sufocante, mas se vocês crerem, vocês sabem. Maria, Marta quantas vezes vocês duas e Lázaro presenciaram os grandes milagres que realizei! “Eu sou a ressurreição”... Vamos lá... Onde está a fé de vocês?! Lembra? A viúva de Naim, o seu filho, eu toquei no caixão e o menino voltou a viver. É, eu sei. Quatro dias não é? Realmente isto aqui está nauseante. “Ainda que esteja morto, eu tinha muitas coisas ainda a fazer antes de estar aqui”. Eu sabia que meu amigo não resistiria, mas vim para despertá-lo. Mandem tirar a pedra Não, não! Vocês não entenderam mal, foi exatamente isso que eu disse: “tirai a pedra. Venha para fora Lázaro!” Chega de dormir meu amigo. Eu não demorei, eu apenas planejei muito bem a minha agenda para que todos estes que estão aqui fora esperando você sair desse túmulo, vejam a glória de Deus"!


Vi no gospel10.com


Comentários