Mas, que coisa feia!

"Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão." Lucas 6:42



Você já ouviu aquela frase popular "é muito cacique pra pouco índio?" Pois é amados, não é só nas "tribos" que isto acontece. Infelizmente, dentro das igrejas tem muito "cacique" e isto está causando uma divisão enorme entre, membros, departamentos, grupos e quem fica feliz com isto? Vamos ver se os irmãos acertam:

1. O pastor
2. Jesus
3. Satanás
4. Seu zé, zelador da igreja

Muito bem, acertou quem escolheu a opção de número 3! E sabe irmãos, por que o inimigo da nossa alma fica feliz quando há  DIVISÃO DENTRO DAS IGREJAS? Por que ele não precisa se dar ao trabalho de fazer muita coisa. Muitos pensam, que são as investidas malignas o maior causador da queda de uma igreja, ou da paralisação de uma obra, mas, se engana quem pensa assim, por que a palavra de Deus nos garante... "as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja..." (Mateus 16:18) No entanto, AS DIVISÕES podem fazer um tremendo estrago no meio do povo de Deus! Como pode funcionar um corpo que está divido? Onde, uma perna quer caminhar para a frente, por que acha que é o mais certo e a outra quer dar um passo para trás por ter certeza desta convicção? É uma verdadeira "dança do crioulo doido" e confusão "que só a peste!" (Utilizando um jargão bem nordestino!) 


O apóstolo Paulo alertou ao povo de Corinto sobre este perigo chamado DIVISÃO... " Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis TODOS A MESMA COISA e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente UNIDOS, na mesma DISPOSIÇÃO MENTAL e no mesmo parecer." ( 1Co 1: 10) continuou dizendo... " Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?" ( vs. 13). 


A igreja de Corinto tinha perdido o foco, estava se preocupando com questões irrelevantes, um dizia "eu sirvo a Paulo, por que este tem mais sabedoria", outro dizia, "quem sabe mais é Apolo" e assim, iam servindo a qualquer um ou a qualquer coisa (sabedoria humana) menos a Cristo, e o foco da MENSAGEM DA CRUZ ia sendo deixado de lado. 


Hoje em dia, o grande bichinho das divisões dentro das igrejas é o EU! "Eu penso primeiro em mim, na minha igreja, no mEU departamento, no mEU grupo de louvor, no que EU acho melhor, no que EU estou passando, a minha palavra é acerta, o mEU conceito é o correto... Há. E os outros? Os outros são os outros... É cada um com os seus problemas!" E quando as pessoas pesam dessa forma, há uma dificuldade na comunicação, disposições mentais diferentes. Irmãos, eu já cheguei a presenciar uma discussão feia entre líderes por causa de um arranjo de flores! Pessoas dentro das igrejas com raiva, uma das outras por que possuem opiniões diferentes sobre certos conceitos. E onde Cristo é glorificado nisto?


As pessoas precisam aprender a "lavar os pés" do seu próximo! Cristo não queria saber se Pedro era "nervosinho", tinha o "gênio forte" Ele se abaixou e lavou os pés de Pedro, Ele também não queria saber se Tomé sofria de incredulidade ou pouca fé, Ele simplesmente se abaixou e lavou os pés de Tomé. Até os pés de Judas, seu traidor, ele lavou! (João 13) E assim fez com todos os seus apóstolos, cada um com personalidades diferentes, cheios de falhas, mas, detentores do amor de Jesus por cada um deles. Se você não sabe "lavar os pés do seu próximo", comece a fazê-lo. Tens queixa contra alguma atitude da tua liderança, apresenta a Deus, ele é justo, faz o melhor e tem poder para isto! Mas evita a contenda, onde Cristo não é glorificado.

A igreja tem necessitado de mais HUMILHAÇÃO para conseguir mais HUMILDADE. É muita gente querendo estar certa e pouca gente querendo "perder para ganhar". Quando o Senhor Jesus diz: "tira primeiro a trave do teu olho..." Ele está nos incentivando a fazer uma constante autoavaliação do nosso caráter, isso, para evitar que olhemos mais, o caráter dos outros, quando o nosso é cheio de defeitos! 

E só assim, tendo uma experiência de humilhação e reconhecendo claramente os próprios defeitos, poderás tirar o "argueiro do olho do teu irmão." e ajudá-lo a estar mais firme na presença de Cristo. Quando isto acontecer, grandes bençãos serão derramadas sobre tua vida! A palavra nos garante isto!

"Oh! como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
É como o óleo precioso sobre a cabeça,
o qual desce para a barba, a barba de Arão,
e desce para a gola de suas vestes.
É como o orvalho do Hermom, 
que desce sobre os montes de Sião.
Ali, ordena o Senhor sua benção 
e a vida para sempre! "


No amor d'Aquele que nos
amou primeiro...


Cláudia Melo

Comentários