Más notícias. E agora? É a hora perfeita para AMAR...


Seja a morte de um ente querido, uma enfermidade grave, uma injustiça, uma calúnia, um acidente, uma decepção, enfim... As más notícias podem ser uma maneira de Deus provar a nossa fé e o nosso amor por Ele. Você pode até questionar. Mas se Deus nos conhece, por que Ele quer provar o nosso amor? Simples. Para que você também tenha noção da veracidade e do tamanho do teu sentimento por Ele. Muitos hoje em dia, se enganam em seus relacionamentos seculares... Dizem que amam, e até pensam que amam, mas, da boca pra fora! No momento dos apertos, das más notícias, das dificuldades, de demonstrar este amor em ATITUDES, fraquejam, correm, caem, se ausentam, esfriam.  Essas pessoas não tem uma visão verdadeira do significado da palavra AMOR. E, tenho visto que, no tocante ao relacionamento com Deus, não tem sido tão diferente. Basta uma má notícia para muitos cristãos ESFRIAREM, se apavorarem e até mesmo caírem! O amor de muitos Cristãos por Deus tem sido com FOGO DE PALHA, qualquer vento soprado APAGA o fogo!

Refleti sobre essa e outras questões lendo o livro de Habacuque, quando o Senhor revelou ao profeta o momento difícil, de cativeiro, pelo qual o povo de Israel passaria por causa das  corrupções! O primeiro versículo diz: “Sentença revelada ao profeta Habacuque”. (Hc 1:1). Não foi uma notícia muito boa de receber,  uma sentença! E ainda mais vinda do próprio Deus! Saber que seu povo, o qual você ama, passaria por um momento de fome, de perseguição e escravidão! O que você faria?

- Primeiro, ele questionou a Deus... “Até quando?”, (cap. 1 vs. 2), depois “Por que?” (cap.1 vs. 3). O primeiro impacto pode nos trazer certos questionamentos sobre o agir de Deus. O profeta começou a duvidar do caráter imutável de Deus, e da sua soberania em ter tudo sob controle. Ele questionou algo do tipo, “Por que Deus não age?”; “Por que não faz algo?”. E é assim que nos sentimos por vezes, quando recebemos uma notícia que não nos agrada, querendo que Deus faça algo rápido, no nosso tempo!

- Depois o profeta caiu em si, e começou a INTERCEDER pelo povo! Diante de uma má notícia a melhor coisa é orar. Buscar a Deus, se humilhar na presença d’Ele! Até mesmo o rei Acabe, um homem muito perverso e injusto quando se humilhou ao Senhor teve uma resposta de algo. “Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou, dormia em panos de saco e andava cabisbaixo.” (1Reis 21:27).

E o mais interessante é que, apesar de tudo que Acabe tinha feito, o senhor protelou a decisão a respeito dele, disse: “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilhar perante mim, não trarei este mal nos seus dias...” (1Reis 21:29).

A palavra de Deus diz que Ele não rejeita a um “coração quebrantado e contrito”. Afirmo novamente, que diante de uma má notícia a melhor coisa é HUMILHAR-SE PERANTE DEUS! Ele te dará calma, e a estratégia certa para resolver qualquer questão!
Então por fim, orando e “lutando com Deus” em oração, vemos uma linda demonstração de amor e fidelidade de Habacuque para com o seu Deus, quando ele faz uma oração de humilhação dizendo.

“Ainda que a figueira não floresça,
Nem haja fruto na vide;
O produto da oliveira minta
E os campos não produzam mantimento,
As ovelhas sejam arrebatadas do aprisco,
E nos currais não haja gado,
Todavia, eu me alegrarei no Senhor,
Exulto no Deus da minha salvação.”

Diante de uma má notícia você pode até se desesperar, questionar, afinal, isto é normal VOCÊ É HUMANO! Mas não esqueça de que esta também é uma excelente oportunidade de você mostrar a Deus o quanto você O ama. Que o seu amor não se baseia na benção alcançada ou a alcançar, mas sim, em amá-lo tanto ao ponto de entregar completamente a sua vida ao controle total desse Deus!  “Ainda que a figueira não floresça”, que você não veja nada, se alegre e espere no Senhor!

Por isso ele diz para “Não temer más notícias!” É Como se Deus disesse... “Você me ama?, Eu te amo ainda mais! Então não temas as más notícias porque eu estarei contigo!!!" Habacuque sabia que apesar da decisão tomada por Deus de provar seu povo, isto não seria eterno por que o amor que prova também é o amor que restaura!

No amor d’Aquele que nos amou primeiro...



Cláudia Melo

Comentários