Atitudes diante do sofrimento

Jó diante de todo sofrimento desabafa com Deus sobre a sua dor. Quando a dor insiste em nos consumir, podemos contar para Deus e dizer para Ele: “Senhor, está doendo”. Quando eu me converti cantávamos um corinho que dizia assim: “Conta pra Jesus onde é a tua dor, Ele te ajuda a levar a cruz, com insistência ora, que tu vais vencer. E o que tu precisas, conta pra Jesus”. Conta para Jesus! Ele vai te ouvir. 

No livro de Jó, vemos que por dezesseis vezes ele perguntou por quê? Por que estou sofrendo? Por que eu perdi meus filhos? Por que Deus não responde as minhas orações? Por que eu perdi meus bens? Por que meu casamento acabou? Por que meus amigos me acusam? Por que Deus não me mata?... Jó estava cheio de queixas, trinta e quatro foram elas. Ninguém entendia as causas do sofrimento de Jó. Aqueles que o conheciam, que sabiam quem ele era, não entendiam porque Jó estava sofrendo tudo aquilo. Satanás dizia: “Ele serve a Deus por interesse”. A mulher de Jó dizia para ele: “Amaldiçoa a Deus e morre”. Ela pede ao marido para desistir de Deus e morrer. Os amigos de Jó não entendiam aquele sofrimento e diziam que ele sofria por causa dos pecados dele. Jó, porém, entendia que as suas aflições tinham sido impostas por Deus, mas ninguém discerniu que se tratava de satanás que atacava Jó. 

Mas Deus intervém na vida de Jó, trazendo restauração. 

Deus não respondeu sequer a um dos questionamentos dele. Ele fez setenta perguntas a Jó, e numa delas Deus disse: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra”. (Jó 38.4.) O Senhor perguntou onde Jó estava quando Ele espalhava as estrelas no firmamento.  “Onde você estava quando eu colocava os limites da terra e do mar” (verso 10). E Deus mostra para Jó a sua soberania. Quando não podemos entender o que Deus está fazendo, tudo o que precisamos saber é que Ele está no controle, Ele é Pai. 

Deus foi mostrando para Jó tudo o que Ele fez, como sustentava tudo na vida dele e na de todos. Deus estava mostrando para Jó o quanto Ele é soberano, maior do que todas as circunstâncias, maior do que todos os problemas, tribulações... Setenta vezes Deus mostrou a Jó que Ele é o Criador, o Mantenedor. É Deus que sustenta todas as coisas, tudo está sobre o controle dele. Tudo o que Satanás intentou contra Jó Deus reverteu em bênção. Satanás tentou afastá-lo de Deus, mas Jó ficou mais perto de Deus.

Satanás tentou destruir a confiança de Jó, através do sofrimento em sua vida, mostrando que Deus não é soberano, nem tampouco amor. Mas Jó se curvou diante da soberania de Deus. Satanás tentou encher o coração de Jó com mágoas de seus amigos, mas Jó intercedeu pelos seus amigos. Satanás tentou tirar tudo dele, mas Deus devolveu 
tudo em dobro.


Não é Satanás que tem a última palavra, mas Deus é que tem poder de dizer a palavra final.

“Por que” não é a melhor pergunta para fazermos a Deus. Nós não fomos chamados para compreender os caminhos do Senhor porque os caminhos dele são mais altos que os nossos. Os pensamentos do Senhor são mais elevados do que os nossos (Isaías 55.9). Tudo o que precisamos saber é que Deus nos ama e que a nossa vida está nas mãos dele. Talvez você acredite que não está fazendo as coisas certas, mas saiba que Ele endireita os nossos caminhos (Isaías 45.2). 

E se você tiver o seu coração aberto para Deus cumprir na sua vida, a vontade dele, tudo vai terminar com o gosto do mel.



Texto extraído do livro "superando a tragédia", do Pr. Márcio Valadão.


Comentários