A maldição das novelas

Numa enquete recente foi constatado que para cada 100 famílias, 75 delas têm o mau hábito de ver novelas. Considerando que dessas 75 famílias muitas são cristãs, o resultado é preocupante e até mesmo decepcionante.

O Brasil é um dos maiores produtores de telenovelas do mundo e a maior emissora da TV brasileira transmite durante um dia, pelo menos, seis novelas.

Um cristão não deve ser assíduo seguidor de novelas. Se possível não deveria sequer assisti-las, pois seus conteúdos são imorais, impróprios, fúteis, banais e sem nenhum apelo à vida moral da família evangélica.

Um cristão não deve ver novelas principalmente porque, no geral, AS NOVELAS SÃO ESCRITAS E INTERPRETADAS POR PESSOAS SEM COMPROMISSO COM OS PRINCÍPIOS E VALORES CRISTÃOS

Outro dia na revista Veja Rio, o autor de uma determinada novela que estreou recentemente, afirmou que o casamento deveria durar, no máximo, seis meses. A maioria das novelas é contra a família e contra tudo o que Jesus ensina. Quem assiste novela está indo a favor dessas barbáries contra o lar.

Novelas (e outros programas ruins) roubam diariamente o tempo que poderia ser canalizado para algo saudável. Tempo este que poderia ser usado para a leitura de bons livros (tem crente que não lê nem a Bíblia!), para conversa em família e tantas coisas úteis e agradáveis. Certo humorista chamou as novelas de “drama da mediocridade humana”. Novelas tratam com parcialidade e leviandade temas importantes da vida humana e familiar.

Os autores de novelas tentam enfiar goela abaixo que o homossexualismo é uma coisa normal. Que adultério e traição familiar é comum desde que a pessoa se sinta bem e feliz. Novelas tratam com frivolidade temas ligados a sexualidade e vida familiar. Quem assiste novela não somente aceita esses valores como abre uma porta em sua vida para colocá-los em prática no momento que se sentir ameaçado ou pressionado.

Existem inúmeras vertentes para se estudar o impacto maléfico que as novelas causam na formação do caráter do indivíduo e na vida moral da família e da nossa sociedade. Existem muitos argumentos além dos aqui citados para nós, cristão em Jesus, nos afastarmos desta praga que tomou conta da televisão brasileira e que infelizmente é acolhida com reverência e prazer em tantos lares cristãos.

No fundo no fundo, os temas e roteiros de novelas são produtos da nossa sociedade impune, decadente, sem família, escola, cultura, emprego e vergonha na cara. Os autores de novelas usam essas coisas para produzir seus “venenos” contra nós e nossas famílias. E quando um cristão sente prazer em se alimentar com o lixo que essas novelas colocam dentro dos nossos lares, ele está demonstrando que ainda está bem distante dos princípios ensinados por Cristo na Bíblia.

Num lar cristão, onde Cristo reina, não há lugar para essas novelas malditas que só infernizam a vida de quem as assiste.

Irmãos, parem de ver novelas! Libertem-se desse jugol! Usem esse tempo para fazerem coisas que glorifiquem e agradem a Deus.

Satanás, o príncipe deste mundo, quer se apossar de todos. Sabemos que sua missão é atormentar o homem e fazê-lo desistir do caminho da cruz. Sabemos ainda que o Diabo não pode possuir o cristão, entretanto sabemos também que ele pode oprimir e influenciar o nosso comportamento a fim de agirmos contra a vontade de Deus.

Os que dão lugar às novelas e a seus conteúdos profanos na verdade estão dando lugar ao diabo em suas vidas e em seus lares; isto é, estão dando ao Diabo uma oportunidade para agir por meio deles, concedem-lhe uma vantagem sobre eles próprios. Devemos, portanto, fechar para satanás e seus anjos, todos os acessos a nós.

As novelas são uma porta aberta para o inimigo entrar em nossas vidas, com a nossa permissão, sem ser convidado e para fazer o mal a nós mesmos. Você quer isso para a sua família? Se você não quer, então pare de ver novelas! Somente por meio de Cristo pode ser desfeito esse cativeiro demoníaco que infesta nossos lares.

Irmãos, enquanto isso não for feito, a pessoa que está nesse estado é prisioneira de satanás. É salvo, mas é escravo, ainda não foi liberto da influência e domínio do demônio na inteireza do seu ser. Cuidado, isso pode ser perigoso e fatal!

Somos nós escravos do pecado? Escravos do vício? Escravos das novelas? É claro que não! Peça perdão a Deus e largue definitivamente essa prática maligna de assistir essas novelas levianas, prostituídas e carentes das virtudes que fortalecem o nosso caráter. Sai disso porque isso é laço. Isso é coisa do diabo. Cristão de verdade não tem prazer em novelas.

Texto do Laerte Cardoso França, publicado no vigiai.net

Comentários

  1. Muito bom! Lembro qd eu fazia 2º ano (CPI), meu sábio professor de matemática falou a respeito de qt tempo a gente perde assistindo uma novela! E falou de uma atitude diferente para tomarmos pois estávamos prestes a fazer vestibular e esse tempo que a gente perdia com novela (cultura inútil, como diria tb uma professora q eu tive - Naira) poderia ser aproveitado estudando! Desde esse dia eu tomei verdadeiro abuso por novela!

    ResponderExcluir

Postar um comentário