Quem tem promessa não morre. Será?

1Coríntios 10.12: Aquele, pois, que pensa estar de pé veja que não caia.


A frase colocada como titulo dessa mensagem é bastante sugestiva, pois faz ênfase a algo que em todas as igrejas tem sido dito, e muito bem divulgado, até tem louvores famosos que faz essa divulgação, um deles tem um trecho que diz: “Eu não morrerei enquanto  o Senhor não cumprir em mim, todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim.” E muitos tem acreditado fielmente que é verdadeiramente assim, colocando o homem em posição relativamente privilegiada em relação a Deus, e obrigando, de certa forma, Deus a preservar a todo custo a vida daquele que recebeu algum tipo de promessa. Seria isso verdade? Deus não permitiria que alguém não morresse se ainda não se cumpriu o que Ele falou que faria? Teria Deus essa dependência do ser humano?


Vamos pegar um personagem bíblico por nome de Josué, para ilustrar nossa reflexão. No livro que leva o seu nome, no capitulo 1.1-9, Josué toma o comando do povo de Deus, e recebe do Senhor uma missão, a de conduzir o povo à terra prometida. É uma grandiosa promessa da parte do próprio Deus, nunca lhe abandonar e lhe fazer vitorioso em todas as batalhas que empreendesse, concedendo possessão de todo lugar que viesse a pisar (Js 1.3).

Josué é um exemplo de superação e vitória. Antes de assumir o comando do povo, ele assistiu todo o evento do êxodo, participando ativamente. Ele mais do que ninguém, conhecia a forma de Deus trabalhar.

Josué sabia da promessa que, primeiramente, foi feita ao povo que estava em escravidão no Egito (Ex 3.17), promessa de uma terra que mana leite e mel. Ele também havia presenciado a decisão divina de não permitir que esses primeiros portadores da promessa entrassem na terra (Nm 14.22-23 e 29-30). Dos que saíram do Egito apenas ele e Calebe poderiam entrar na terra. Nem mesmo Moisés pode entrar na terra prometida. Só poderiam entrar na terra os que nasceram pelo caminho do deserto durante os 40 anos de peregrinação (Js 5.6-7).

Josué sabia de todas essa coisas e ainda mais, ele, recebera do Senhor uma missão e um promessa. Vemos na história que ele cumpriu parte da missão. Não terminou o que de fato deveria fazer. Não tomou posse de toda a terra, a qual Deus lhe deu ordem que possuísse (Js1.4), recebeu de Deus uma advertência por ter falhado em sua missão (Js 13.1 Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir.) Josué estava velho e não tinha terminado sua missão, mesmo com o apoio incondicional de Deus, após algum tempo Josué morreu (Js24.29) e, infelizmente, não havia terminado sua missão, a qual tinha como apoio a promessa de vitória certa (Js1.3).

Outros receberam testemunho da bíblia a respeito de sua fé, mas apesar de fazerem tudo para conseguirem se apossar da promessa não o puderam. Esse fato esta registrado em Hb 11.39, mas Deus proveu para eles o que para nós é a maior promessa a vida eterna, a salvação.

Percebemos que Deus fez promessas de vitória a Josué e não voltou a trás. Ele realmente estava disposto a fazer cumprir o que prometeu, mas se a promessa não se cumpriu a culpa não é de Deus e sim de Josué.

*Quantas promessas Deus tem feito a você? Quantas ainda não se cumpriram? Não se desespere Deus não desistiu de cumpri-las. Nós é que muitas vezes não nos esforçamos para que elas aconteçam, sabemos que Deus faz o impossível para que as promessas feitas a você e a mim se tornem realidade, no entanto, Ele deixa a nós a responsabilidade de fazer o que é possível para que essa mesma promessa venha a se concretizar.

O que aprendemos nessa história? Aprendemos que se o homem não se esforça para adequar-se às necessidades da promessa, ela, embora tão sonhada, não irá se cumprir, bem como, que o homem escolhido para recebê-la pode sim morrer sem ver as promessas cumpridas em sua vida.

O mais terrível é ver que o chamado de Deus quando não atendido, também pode ser cancelado. Veja as tribos de Israel (Os 12 filhos de Jacó, Gn 46.8-25 Ruben, Simeão, Levi, Judá,Issacar, Zebulom, Gade, Aser, José, Benjamin, Dã, Naftali), e agora veja a mesma lista em Apocalipse 7.4-8 as tribos eram as seguintes( Judá, Rubem, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José, Benjamin). Perceba que a tribo de Dã não esta presente no meio das tribos relacionadas (144mil), e aparece em seu lugar a tribo de Manassés. O que aconteceu coma tribo de Dã? não sabemos, só sabemos que ela foi cortada da lista e substituída.

Se Deus tem um chamado para a sua vida, se Ele tem promessas a serem cumpridas, vamos nos esforçar para recebê-las. Um conselho do Apocalipse 3.11: “guarda o que tens para que míngüem tome a tua coroa”.


Eliel Ferreira

Comentários

  1. Meeeeeeeu Deus Eliel, que lindo! Deus te inspirou meeesmo! Deus te abençoe amigo!

    ResponderExcluir
  2. Este é o primeiro estudo que leio vindo do senhor ir Eliel e sei que assim como este que cheguei por acaso através do twitter deve haver muito mais daparte de Deus e do Seu Santo Espírito usando umservo que tem a sua sensibilidade .. amei e desejo que Deus continue te usando sempre para o crescimento do Seu Reino e nosso do nosso espírito.Deus teabençoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário