Portas fechadas, aí vem Deus


E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos DENTRO, E COM ELES TOMÉ. Chegou Jesus, ESTANDO AS PORTAS FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: PAZ SEJA CONVOSCO. João 20:26

A passagem bíblica relata que oito dias após a morte de Jesus, tendo ele ressuscitado, apareceu aos discípulos, e a Bíblia faz questão de dizer que Tomé estava presente e que as portas estavam fechadas. Por um momento pensamos que a Bíblia poderia ter dito “e Ele bateu na porta e alguém a abriu”... ou “Ele mesmo abriu a porta”. Nada na Bíblia foi escrito por acaso. Há coisas que aconteceram no passado para servir de lição para o tempo presente.

Os discípulos não acreditavam que o mestre havia ressuscitado. Eles não tinha como abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo, portanto eles estavam foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam. O seu líder havia morrido e para eles há esperança havia ido embora. A história do calvário naquele momento não era sinônimo de esperança para eles, mas sinônimo de escárnio.

Quando as nossas portas estão abertas, recebemos presentes de todos os lados, até mesmo aquilo que não precisamos. Quando estamos bem, não nos faltam amigos.

Esse episódio relatado no texto bíblico aconteceu em Jerusalém, por que Deus queria nos dar esse exemplo hoje. Deus sabia por sua infinita sabedoria, que hoje aqui, essa palavra seria bem encaixada na vida de muitos que estão lendo esse texto.

Porta fechada significa que ninguém entra e ninguém sai. É quando se corre de um lado para o outro, de amigo em amigo, de empresa em empresa, de banco em banco, e nada lhe apresenta uma saída. Quando as portas estavam fechadas, Ele apareceu.

Paulo e Silas foram presos injustamente, e fecharam as portas do cárcere. Em certo momento, podemos conjecturar que um virou para o outro e perguntou, “e ai, o que nós vamos fazer agora”? E a resposta deve ter sido, “tenhamos calma, pois o Deus que opera com portas fechadas, Ele vai entrar em ação”. Perto da meia noite, já que Deus opera mesmo com portas fechadas, eles decidiram chamar por Ele. E como se faz isso? Com louvor. E quando louvavam ao Senhor, as portas do cárcere foram abertas.

Daniel. Foi jogado na cova com 72 leões. A Bíblia diz que o rei fechou a porta e selou com o seu anel. Pronto, era tudo o que Deus queria, que alguém fechasse a porta. Fechou, Deus opera, por que Ele é o Deus que opera com portas fechadas.

Sansão. Entra na Cidade de Gaza, e por ordem do imperador, à meia noite fechavam-se as portas. Armaram uma cilada para Sansão, ele estava preso dentro da cidade, por que as portas fechadas, mas era isso o que Deus queria, que alguém fechasse a porta, pra Ele mostrar que mesmo com portas fechadas, Ele ainda faz valer a sua palavra.   

Mesmo que o seu melhor amigo tenha batido a porta na sua “cara”, dizendo que não pode te ajudar, todas as portas estão fechadas, quem você mais confiava te desamparou, o desespero chegou em você, e achas que não tem mais jeito, ai é quando, milagrosamente, Ele (Jesus) aparece no meio, entre as portas fechadas e diz, eu vim para te socorrer.

Pode dizer hoje para todas as portas que estão fechadas pra você, “porta fechada, o meu Deus está chegando”. Deus opera mesmo com portas fechadas. Ele não precisa que ninguém abra as portas pra ele operar.

Quando o homem pode fazer alguma coisa, acaba levando um pedaço da glória, mas quando as portas se fecham, os recursos humanos acabam e você diz “não tem mais jeito”, ele age para que toda a honra e toda a glória seja para ele.

Creia nessas palavras e não fique esperando que as portas se abram, mas fique na esperança de que Ele vai agir com as portas fechadas, por que Ele não precisa que ninguém abra portas pra Ele entrar.

Em Cristo,