O poder de incorporar a missão

Na segunda-feira pela manhã, a aula da 36º Confraternização da Juventude, na Assembléia de Deus em Abreu e Lima, foi ministrada pelo Pr. Marcos Gonçalves que, abordou o tema: “O poder de incorporar a missão”.
Com base no texto bíblico de 2 Sm 23:8-11 (passagem que relata os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, que matou 800 com uma lança; Samá, que derrotou os filisteus e Eleazar que foi destemido em pelejas), o Pr. Marcos Gonçalves falou sobre homens que incorporaram a missão de fazer a obra de Deus, sobre o cansaço durante o percurso desta missão e a necessidade de ser um valente de Deus.

Ele citou o tema da confraternização “ai de mim se não anunciar o evangelho...” Como uma exclamação íntima e pessoal do apóstolo Paulo e da consciência do mesmo, referente à sua necessidade de pregar o evangelho, e essa citação era uma demonstração de que ele incorporou a missão, que segundo o preletor, começa com o “Ide e pregai...” e termina em “depois que todo homem for alcançado então virá o fim”.

Mais adiante o pastor falou sobre o dever de incorporar a missão, e abordou algo muito interessante e vivenciado pela maioria dos Cristãos em sua caminhada na realização da obra de Deus, o cansaço! Fadiga, fraqueza, cansaço, não é algo que atinge apenas a nossa vida secular de forma física, mas, também espiritual. É um “cansaço natural”, pois somos seres humanos, no entanto, o não se dobrar diante dessa “estafa” é a parte sobrenatural da questão.

Levando para a palavra de Deus, o Pr. Marcos falou enfaticamente sobre um valente de Davi em especial, Eleazar, e sobre sua façanha durante uma peleja onde lutou “até lhe cansar a mão e ficar pegada a espada.” Eleazar estava cansado, porém, não desistiu de fazer a vontade do Rei, pois sabia que o Rei estava com ele em meio a peleja e isso lhe dava força, esperança e até certeza da vitória, pois ao avistar o Rei, via também seu propósito e a causa pela qual lutava.

“Eleazar olhou para trás e viu Davi! Quando olhamos para trás fazemos uma reflexão de onde saímos e de quem somos.” (citação do preletor).

Deus está com você em meio à peleja! Por isso ainda que o cansaço te assole, tenha certeza de que Deus acredita nos seus valentes e na capacidade que Ele os concedeu, de vencer as batalhas. Não peca o foco da missão! Olhe para Deus, recorde de onde você iníciou e veja onde você chegou. Aguente mais um pouco valente, o Rei está olhando para você!

Alguns outros pontos abordados foram:

1. "Cuidado onde você vai descansar. Onde você vai repousar, aí está o perigo.” Quando estamos cansados nos tornamos suscetíveis às investidas do inimigo, por isso devemos ter cuidado.

2. “Eleazar não perdeu o foco da sua missão, não parou por que aquele era o momento dele. Chega uma hora em que só você pode fazer o que tem que ser feito”.

3.  Deus trabalhou no cansaço de forma tremenda. Davi fugiu para a caverna de Adulão, pois estava sendo perseguido, mas ao chegar lá encontrou homens sofridos, desanimados, tristes, e desses homens que tinha tudo para dar errado, Davi formou um poderoso exército!

Quando incorporamos a missão, sabemos de onde viemos, quem somos, para onde fomos e principalmente a quem servimos! Entendemos e abraçamos a nossa responsabilidade de anunciar o evangelho, acima de qualquer circunstância, acima até mesmo do nosso cansaço. Por isso, apesar do desânimo, olhe para o rei, não abaixe a espada, lute mais um pouco, avance mais, seja valente! Deus te deu o nome de VALENTE!

Claudia Melo

Comentários