Sendo sábio sem se contaminar

Daniel 1, 4 - 20
Daniel, jovem que sofreu um grande golpe em sua vida, pois foi retirado da sua terra e levado cativo para uma terra estranha, mas mesmo assim não deixou de se manter integro na presença de Deus. Daniel foi levado para a babilônia quando o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém. Ele e seus três amigos, Ananias, Mizael e Azarias foram escolhidos para servirem no palácio real, por serem jovens estudiosos, cultos e saudáveis. Quando o rei mandou buscar jovens com essas qualidades, Daniel e seus amigos se encaixaram perfeitamente nessa descrição, porém mesmo sendo escolhidos por suas qualidades e inteligência, não negaram a fé que tinham em Deus.
Devemos ter Daniel e seus amigos como exemplo em nossas vidas, pois mesmo sendo sábios e entendidos reconheceram que tudo vinha da parte de Deus (Dan. 2.20). Eles foram testados e aprovados pelo mundo e doutores da época, mas não deixaram se contaminar por seus manjares e praticas, as quais não agradavam a Deus.
Os homens que ficaram responsáveis por instruir Daniel e seus amigos nos costumes babilônicos mudaram suas vestes, sua cultura, seus nomes, mas não mudaram a fé genuína que eles possuíam, pois os mesmos serviam a Deus de coração inteiro.
Em nossas vidas como cristãos, o mundo tenta mudar a todo o momento com sua influencia maligna os nossos costumes e a nossa cultura, com culturas que muitas vezes desagradam a Deus, mas nunca podemos nos deixar influenciar por isso a ponto de nos afastar da presença e da comunhão com Ele.
Daniel assentou em seu coração não se contaminar com o manjar do rei mesmo estando rodeado por ofertas e longe da sua terra e dos seus pais, pois se assim o fizesse, sabia que estaria pecando contra o seu Deus e no final estaria cedendo a todos os encantos e pecados da babilônia, pois um pecado é apenas uma porta para outro pecado (Sal. 42.7).
Assim Daniel continuou firme e prosseguiu sua carreira na babilônia, aprendendo e absorvendo coisas que o faziam bem e eram aproveitáveis para a sua vida (Fp. 4. 8), sem afastá-lo da presença de Deus, pois ele não se conformava com o mundo em que vivia. Paulo em sua carta aos romanos nos aconselha acerca disso (Rom. 12.2). Não devemos de maneira alguma nos conformar com o mundo em que vivemos, devemos reter o que é bom, seja em que área for, mas a todo o momento fugir da aparência do mal.(1 tm 6.11, 1. Tess 5.22).
Daniel procedeu firmemente diante de Deus, não se contaminando com as impurezas daquela época, mas nem por isso deixou de aprender e de crescer intelectualmente, buscando aprender de toda a ciência daquela época. Por sua fidelidade a Deus, Daniel foi beneficiado. Deus deu a Daniel e a seus companheiros dez vezes mais inteligência e saúde do que aos outros príncipes e doutores daquele reino. Tudo isso nos prova que sempre devemos ser fieis a Deus, pois nossa recompensa será maior do que nós esperamos.
QUE POSSAMOS SER COMO DANIEL, FIRME EM NOSSAS DECISÕES, E PRINCIPALMENTE DECIDIR NÃO SE CONTAMINAR COM AS PROPOSTAS DESSE MUNDO, MAS QUE SEJAMOS EXEMPLO POR ONDE PASSAR-MOS, SEJA NA FAMÍLIA, ESCOLA, FACULDADE OU TRABALHO, QUE TENHA-MOS A LUZ E O BOM CHEIRO DE CRISTO RESPLANDECENDO EM NOSSAS VIDAS.

Texto da nossa amiga e irmã Helena Glória
Bacharel em teologia pela Fateadal, onde atualmente leciona nas cadeiras de Geografia Bíblica, História dos Hebreus e História do Cristianismo;
Pós-graduanda em Direito Arbitral, na Faculdade Montenegro;


@ElieLFerreira

Comentários