Pular para o conteúdo principal

Documentário mostra tráfico de crianças na Igreja Católica


Um documentário da Rede BBC causou polêmica ao exibir esquema de tráfico infantil na Igreja Católica que funcionou quase meio século na Espanha.
Estima-se que aproximadamente 300.000 bebês espanhóis foram roubados de seus pais e vendidos para serem doados durante cinco décadas. Essas crianças foram traficadas na Espanha desde a ditadura do General Franco até meados dos anos 1990, por uma rede secreta de médicos, enfermeiros, padres e freiras.
A Igreja Católica possuía uma forte influência nos serviços sociais do país, como hospitais e orfanatos. Somente no ano de 1987 o governo espanhol passou a regulamentar as adoções e não mais os hospitais.
Muitas famílias que tiveram seus bebês retirados dos hospitais espanhóis agora estão correndo por uma investigação oficial do governo por causa desse escândalo. Várias mães, muitas vezes, jovens e solteiras, dizem que foram informadas que seus filhos faleceram durante ou logo após o parto, e que nunca puderam ver o corpo ou assistir o enterro do bebê. No entanto, sabe-se hoje que essas crianças foram vendidas para casais sem filhos em que suas crenças e segurança financeira provariam para a Igreja Católica que eles poderiam ser os pais ideais. Documentos oficiais foram forjados para que os pais adotivos aparecessem com seus nomes nas certidões de nascimento dos bebês. Em muitos casos, eles não tinham conhecimento de que a criança havia sido roubada. As freiras diziam que a mãe biológica os deu para serem doadas.
A jornalista Katya Adler foi quem investigou o caso que será exibido na rede inglesa BBC esta semana. O programa nem foi ao ar ainda e já está levantando polêmicas, pois centenas de famílias que perderam seus bebês em hospitais espanhóis pedem que o governo faça uma investigação rigorosa sobre o que aconteceu.
O caso só veio à tona após dois homens, Antônio Barroso e Juan Luis Moreno, descobrirem que foram roubados quando bebês. O pai adotivo de Moreno confessou pouco antes de morrer que havia comprado o filho de um padre em Zaragoza, no norte da Espanha. Ele teria dito ai filho que na viagem, foi acompanhado dos pais de Barroso e cada criança custou 200.000 pesetas, que na época era uma enorme quantidade de dinheiro. “Era o preço de um apartamento naqueles tempos”, disse Barroso. “Meus pais pagaram em parcelas ao longo de 10 anos, porque não tinha dinheiro suficiente”.
Foram feitos testes de DNA com os pais de Barroso que provaram que eles não eram seus pais biológicos e admitiram que ele tinha sido vendido por uma freira. Foi quando os dois homens tornaram o seu caso público que mães de todo o país resolveram contar suas experiências de nunca terem acreditado na morte de seus filhos durante o parto. Uma delas foi Manoli Pagador, que começou a procurar pelo seu filho.
O documentário da BBC, ‘ This World: Babies Stolen from Espanha’, seguiu os passos dela até ela descobrir que seu filho chamado Randy Ryder, foi criado no Texas e agora está com 40 anos.
Em alguns dos casos, sepulturas de bebês foram exumadas, revelando ossos que não pertenciam a eles, e sim, a adultos ou animais. Outros túmulos estavam vazios.
Procurada, a Igreja Católica da Espanha não quis se pronunciar sobre o caso.
Fonte: Gospel Prime/ com informações BBC


@ElieLFerreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado para não perder o foco...

Você já perdeu o foco? Bom, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já perderam o foco de um objetivo, um sonho, uma meta. Isso é normal, afinal de contas, vivemos sob influências externas de pessoas e situações que podem nos desviar de propósitos que nós traçamos ou pior ainda, de propósitos que Deus traçou para nossas vidas. Sempre tenho em mente que o foco de Deus para vida de todo Cristão são suas promessas. Desde promessas coletivas, como a da salvação, uma morada no céu, até promessas mais pessoais e íntimas, que são feitas de pai pra filho. Mas o que acontece quando perdemos o foco? Isso pode ser muito perigoso. Em um trecho da palavra de Deus, pude observar duas atitudes distintas em uma mesma Situação. A passagem fica em Números 13 dos versículos 27 ao 31. “27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui g

Portas fechadas, aí vem Deus

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos DENTRO, E COM ELES TOMÉ. Chegou Jesus, ESTANDO AS PORTAS FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: PAZ SEJA CONVOSCO.  João 20:26 A passagem bíblica relata que oito dias após a morte de Jesus, tendo ele ressuscitado, apareceu aos discípulos, e a Bíblia faz questão de dizer que Tomé estava presente e que as portas estavam fechadas. Por um momento pensamos que a Bíblia poderia ter dito “e Ele bateu na porta e alguém a abriu”... ou “Ele mesmo abriu a porta”. Nada na Bíblia foi escrito por acaso. Há coisas que aconteceram no passado para servir de lição para o tempo presente. Os discípulos não acreditavam que o mestre havia ressuscitado. Eles não tinha como abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo, portanto eles estavam foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam. O seu líder havia morrido e para eles há esperança havia ido embora. A história do

Quem é você quando ninguém está olhando?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas.  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramsa[ente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.  1 Pedro 1:13-16  A santidade é um desafio dos nosso dias e está diretamente ligada ao caráter. Mas, o que é caráter? Caráter é o que você é quando ninguém está olhando. É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu pastor; Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te vêem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doe