Tente fazer cócegas em você



Já pensou que você é capaz de despertar no outro sensações que sozinho ele nunca sentiria? Pois é, você pode.

Calma. Estou falando de cócegas.

As pessoas são incapazes de fazer cócegas no próprio corpo porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas.

Estudos da Universidade de Londres indicam que quando você tenta fazer cócegas em si mesmo, o cerebelo, parte responsável pelos movimentos voluntários do corpo humano, prevê o ação. Esta prevenção é utilizada para cancelar a resposta (as cócegas). Isto não ocorreria se fosse provocada por outra pessoa, pois como não é previsível, o corpo fica tenso e a sensação de cócegas não é barrada.

Li esta matéria há alguns dias no portal Educação/TERRA e cheguei a conclusão que juntos somos sempre mais, nem que for para ofertar o prazer de uma simples cócegas.

É comum não enxergarmos potenciais em nós mesmos . Isto ocorre pelas crendices sustentadas no decorrer da vida e que, por serem previsíveis a nós, bloqueiam novas reações/situações.  Mas  se agora sabemos que reagimos ao outro, por ser imprevisível, porque não ofertar ou permitir as cócegas?

Nas empresas, existe uma tendência velada das pessoas se tornarem muito solitárias, pois o processo de crescimento profissional, se não bem direcionado, acentua a concorrência entre as pessoas, tornando-as ariscas às cócegas alheias.
Sempre há uma desconfiança que alguém irá puxar o tapete.

Não aceitamos uma sugestão nova, não aceitamos uma nova idéia, não aceitamos os feedbacks, não aceitamos um aconselhamento, não aceitamos o resultado da avaliação, não aceitamos um trabalho novo, não aceitamos oportunidades novas.

Quem insiste em viver com sua verdade absoluta e não aceitas as cócegas do outro, vive na mediocridade da mesmice por não permitir ajuda no processo de seu desenvolvimento pessoal/profissional.

Não vamos esquecer que ser líder é extrair do seu liderado o melhor dele. E para isso devemos provocar cócegas o tempo todo.

Devemos provocar reações positivas no liderado para que ele retribua com gargalhadas, isto é, com o MELHOR que ele pode oferecer. Gargalhadas estas que, sozinho, ele não conseguiria porque ele só reagirá sob uma reação externa, isto é, as suas cócegas.

Pois bem, escolha viver tentando fazer cócegas em si, sem nenhum resultado ou  troque cócegas com as outras pessoas.

Vamos viver de gargalhadas, minha gente!

Link do artigo: http://www.ecoach.com.br/?p=197

Abraços e até mais.


@ElieLFerreira

Comentários