Você é substituível



“...e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”
1 Rs 19. 16b

Elias, um dos maiores profetas da Bíblia. Conhecido como o leão dos profetas. Um homem que marcou a sua época e a sua geração. Ao ser levado por Deus, Elias deixou uma lacuna que causou saudade. Todas as vezes que Israel estava em dificuldades, eles se lembravam de Elias.

Quando Malaquias profetizou a respeito disso e Jesus veio e disse “se quereis dar crédito, este é o Elias que havia de vir”, “havia de vir” era a saudade, a expectativa de um possível retorno do profeta Elias, pois ele não provou da morte.

Elias foi o único homem na Bíblia sagrada que teve a coragem de profetizar segundo a sua própria palavra. Quando ele comparece diante de Acabe que estava envolvido na prostituição por Jezabel, que havia levado o povo ao declínio espiritual, Elias diz: “vive o Senhor, em cuja presença eu estou, que segundo a minha palavra, não haverá chuva, nem orvalho cairá do céu...”. Conjecturando, imagino que quando Elias falou isso, Deus lá no céu disse: “tranca tudo e não deixa cair, nem chuva, nem orvalho, por que quem tem intimidade comigo já bradou lá embaixo e eu estou ouvindo”.

Elias, usado por Deus e cheio de autoridade, passou por duas fases na sua vida, sendo uma delas a do “anonimato”. Quando a Bíblia se refere a ele como “Elias o Tisbita, dos moradores de Gileade” – era apenas mais um no meio daquele povo.

Elias recebe a árdua missão de profetizar para Acabe em um período difícil, e é ai que começa a trajetória dele; Depois que ele profetiza que não haverá chuva e Deus concorda, passam três anos e meio, ele apresenta-se denovo a Acabe e traz consigo um projeto de Deus: um desafio aos profetas de Baal para que clamassem ao deus deles e em seguida Elias clamaria ao seu Deus, e o Deus que respondesse com fogo, esse seria o Deus na terra de Israel.

Se reuniram lá no alto do monte Carmelo 850 profetas de Baal e só Elias. Os profetas de Baal clamaram e nada aconteceu, mas quando Elias clama e Deus responde com fogo do céu, e todo o Israel bradou “só o Senhor é Deus”.

Depois do desafio no Carmelo, Elias ganhou fama... aquilo deu a ele reconhecimento; o sucesso foi muito grande; se fosse hoje, nos outdoors e na TV só daria “a cara” de Elias, venderia milhões de Cd’s e DVDs, seu site bateria recorde de visitas...

Os pregadores atuais estão divididos em duas classes: os que buscam fama e os que buscam reconhecimento.
Quem busca a fama não priva pelo caráter, vende a alma, calunia, mente, quer ver a derrota do outro pra entrar no seu lugar, não quer saber de espiritualidade, quer a câmera, a fotografia, os aplausos, os confetes, a glória...
Mas quem busca reconhecimento tem joelhos no chão e espera o tempo de Deus;

Não venda a sua alma pra o diabo pra ser famoso, entregue pra Deus que Ele projeta; #ficaadica

Depois de tudo isso, Deus falou pra Elias: “pega o azeite, unge a Hazael rei da Síria, Jeú rei de Israel, e Eliseu profeta...”
Imagino que Elias tenha perguntado: Ué, no lugar de quem Senhor? - No teu lugar Elias.

A fama escondeu de Elias que ele era substituível!!!

Será que essas semelhanças com os pregadores da nossa atualidade são mera coincidência?

Quero ver um macho aqui declarando “eu sou insubstituível...”;
...uma mulher aqui declarando “eu sou insubstituível...”;
Vou mais fundo:
Quero ver um pregador aqui declarando “eu sou insubstituível...”;
...um cantor aqui declarando “eu sou insubstituível...”;

ENTÃO DEIXE DE SOBERBA... Por que quando Deus quiser ele arranca você e coloca outro no teu lugar.

A Bíblia diz que Elias não ungiu nem a Hazael, nem a Jeú. Elias só ungiu Eliseu. Isso mostrou a Elias e nos ensina que nós podemos não concordar com a substituição de outros, mas a nossa nós não podemos, por que quem faz é Deus, e acabou.

Pregador, o teu substituto pode não ser famoso como você, mas ele já foi escolhido e tem nome. O que Deus fez com você, Ele faz com quem Ele quiser. Não se confie na sua faculdade, na sua grife, no seu carro, na sua conta bancária, por que pra Deus tudo isso é nada. Quando Deus quer falar, Ele usa jumenta pra falar a profeta e menino pra matar gigante. Ele faz o que ele quer, com quem Ele quer e na hora que Ele quer, e ninguém pode impedir.

 
Texto extraído da mensagem “cinco verdade que a fama escondeu de Elias e uma de Elizeu”, do Pr. Elson de Assis.


@ElieLFerreira

Comentários