Depressão, a doença da alma

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”.

A despeito de alguns pensarem que o cristão jamais se deprime, a própria Bíblia menciona diversos casos de servos de Deus que passaram por severas crises dessa doença, que se mostra cada vez mais ativa nesses últimos tempos.

Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão:

Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (1 Rs 19. 1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do inimigo. Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus.

Moisés, incompreendido pelos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Midiã. Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo. Davi tomou a mesma atitude. Durante prolongada crise, fugui para Aquis, rei de Gate, fazendo-se de louco.

Muitos por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento e tantas outras coisas para fugir da realidade. Caso você esteja enfrentando um problema difícil, a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna, saiba que o Senhor tem um escape para você.

Deus é soberano, nada ocorre sem a sua permissão. Quem confia na soberania de Deus, mesmo nos momentos difíceis, como os vividos por Elias, não se deprime, mas descansa naquEle que tudo pode.

Após ouvir, atentamente, as queixas de Elias, Deus o encorajou. Da mesma forma o Senhor quer restaurar seu ânimo trazendo alivio para a sua alma abatida. Descanse nEle.

Texto extraído da lição da EBD - CPAD – 3º trimestre de 2008 (As doenças do nosso século)


@ElieLFerreira

Comentários