Como você está?

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
2 Coríntios 13.5

Talvez você tenha vindo até aqui atraído pelo título dessa postagem, já que se o título deixasse claro o assunto central da mensagem, muitos a teriam descartado. A mensagem de Deus para nós neste dia é um auto-exame em relação ao nosso testemunho cristão.

Eita, coisinha difícil... eita assunto do qual vivemos fugindo. Por que será? Será que já estamos totalmente santificados e prontos, apenas esperando a vinda do filho do homem, ou é que não temos coragem de encarar os resultados do confronto da nossa vida com a palavra de Deus? Bom, vamos em frente.

A qualquer hora a trombeta vai soar, e nós vamos ser arrebatados daqui, dessa terra, e para sempre estaremos com o Senhor. Certo? Talvez! A aplicação dessa verdade em nossa vida depende de como responderemos a algumas questões.
Como está a sua prática cristã? Que tipo de cristão é você? Só é cristão dentro da igreja, ou sustenta um bom testemunho em sua casa, em seu trabalho? Infelizmente hoje em dia há muita gente com dupla identidade. Na igreja é uma coisa; fora dela, é outra.

Quem age assim não sabe, mas dupla personalidade é sintoma de doença mental e espiritual, porque uma pessoa com duas caras vive em pecado e tem problemas sérios.

Qualquer um pode glorificar a Deus dentro da igreja e parecer um bom cristão; afinal, ali todos demonstram professar a mesma fé, ter os mesmos valores. O difícil é sustentar um bom testemunho fora do ambiente eclesiástico, onde o cristão mora, estuda, trabalha, onde existem outras pessoas que não são cristãs; ali, a fé do que teme a Deus é confrontada por outras filosofias de vida, crenças, tentações.

Quando falamos de bom testemunho, não estamos referindo-nos a grandes demonstrações públicas de fé em Deus, mas a um comportamento digno e condizente com uma pessoa que nasceu de novo e representa Cristo nesta terra. Ser cristão tem a ver com a essência da pessoa, a qual se reflete em sua maneira de ser e de agir, em seu linguajar, em sua maneira de relacionar-se com os outros.

Como anda seu testemunho cristão? Você paga suas contas em dia? Cumpre a palavra que empenhou? Sabe dizer não ao pecado? É uma pessoa amável no trato com outros? Tem sempre uma palavra de ânimo para o cansado, o desanimado, o triste? Tem alegria de viver e de servir a Deus? Enxerga a vida de um modo positivo, ou está sempre carrancudo? Como você é no seu dia-a-dia?

A qualquer momento a trombeta irá soar, e Jesus virá arrebatar os Seus. De que adiantará ter vivido um falso cristianismo, ter adotado um estereótipo que não condizia com sua realidade interior? Falar em línguas estranhas e dar glórias a Deus, sapatear, rodopiar não assegurará o lugar de ninguém no céu.

Tem gente que há anos freqüenta a igreja, mas não se converte. Só abre a boca para criticar os outros. Fala mal de todo mundo, arruma confusão.
Em Hebreus 4.13, é dito que não há criatura alguma encoberta diante dele (de Deus); antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. A sua e a minha vida estão expostas diante de Deus. Não adianta tentar tapar o sol com a peneira, nem maquiar a situação. Jesus disse que a nossa obra vai passar pelo teste do fogo. Tudo o que for palha vai queimar (Mateus 3.12). Só vai resistir o ouro.

Como está a sua vida espiritual? Está edificada sobre a rocha ou sobre a areia? Você canta na igreja, ora, grita, pula, chora no momento de louvor, mas quando chega em casa acessa site pornográfico, fala palavrão, conversa sobre assuntos imorais?

Você ainda tem aquele momento a sós com o Senhor, ou não tem tempo para Ele? Você lê a palavra e obedece a ela, ou só acata o que lhe interessa? Você está em comunhão com Deus e o corpo de Cristo, ou é um membro nominal de alguma igreja? Jesus breve vem. A trombeta vai soar a qualquer hora, e como está a sua vida?

Reflita sobre isso, e se a sua auto-avaliação não foi muito boa, tenha pressa em identificar onde estão as falhas e corrigi-las, pois não sabemos quando Ele virá, portanto pode ser que não haja tanto tempo. Pode ser agora.


@ElieLFerreira

Comentários