Os testes de Deus

Muitos pensam que chegar ao lugar da vitória é como uma loteria. Se derem sorte, chegarão lá; se derem azar, não chegarão. E diante de algum fracasso, alguns costumam alegar que não sabem nem entendem por que não chegaram, simplesmente não aconteceu. Mas a verdade é que, para chegarmos ao lugar da vitória, Deus nos põe em prova. É isso o que afirma o autor do Salmo 66.10-12:

                Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata. Fizeste-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas puseste fardos. Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.

O verbo hebraico utilizado nesse texto com a idéia de provar é bachan, que significa testar, examinar minuciosamente, e o verbo com a idéia de refinar é tsaraph, cujo sentido e fundir, purificar. Já o termo original traduzido como armadilha é masuwd, rede, lugar de aprisionamento, e como fardos é muw’aqah, aperto, aflição, pressão.

Em outras palavras, o que o autor do Salmo 66.10-12 está dizendo é que Deus nos submete a duros testes para nos examinar e purificar antes de levar-nos a um lugar de fartura, onde nos sentiremos seguros e saciados.

O Senhor permite que sejamos apanhados em armadilha, em situações com fins malignos planejados pelos nossos inimigos; que sintamos o peso, o fardo, a pressão espiritual e emocional decorrente dessas situações; que os inimigos se sintam triunfantes, como se cavalgassem sobre a nossa cabeça; que sejamos lançados no fogo e na água, como uma peça de metal que é submetida às altas temperaturas do fogo e, logo em seguida, à frieza da água. Logo, o fogo e a água falam de adversidades extremas.

E por que Deus permite situações tão críticas, com as quais não conseguimos lidar apenas com a nossa sabedoria, com nossos dons, talentos e esforços? Pelo menos por três motivos:
1)      Para reconhecermos nossa fragilidade;
2)     Para esvaziarmo-nos do orgulho e da soberba, dando lugar à humildade;
3)     Para dependermos do Senhor;

Talvez você esteja enfrentando situações cuja solução lhe seja impossível encontrar, para levá-lo a reconhecer sua fragilidade, a ser mais humilde e a admitir que você depende do Senhor, o Deus do impossível, que pode fazer o que ninguém faz.


Em Cristo,

@ElieLFerreira

Comentários

  1. Amém SENHOR! Tem misericórdia de mim; perdoa meus pecados; faz-me feliz apenas pela tua Graça Pai; eu ja passei por tudo que eu precisava passar para reconhecer o Teu Nome; põe Tuas maos sobre mim; é para a Tua Glória, nao para a minha. Sou fragil e pecador, olha pra mim SENHOR, nem ao menos consigo lidar com meus problemas e com minhas transgressões. Em nome de Jesus Cristo; amém!!

    ResponderExcluir
  2. Vem sem demora SENHOR! Toda Glória a Ti!

    ResponderExcluir

Postar um comentário