Sofrimento, o caminho da realização dos sonhos

Extraído do livro "O sonho do homem e o projeto de Deus"


Pr. Marco Feliciano - Editora Missão e vida.




Um dia recebi uma ligação. Fiquei estarrecido, triste e tomado de um temor inimaginável. Uma irmã em Cris­to, amiga, conselheira, que a conside­ro como uma mãe, estava chorando e relatou-me que seu filho, um amigo especial, que sempre quando estáva­mos juntos me dizia que seria um pre­gador como eu. Ela me contou uma notícia horrível: ele está com uma doença incurável, a Síndrome de Basset, uma doença que degenera os músculos e causa dores terríveis.


Ao desligar o telefone, e depois de dar a ela a famosa resposta pasto­ral (que, na realidade, não supre a carência da ânsia por uma resposta que explique o porquê do sofrimento) disse:


- Deus sabe de todas as coisas...


Alguém já lhe disse isso? E angus­tiante não? Todos nós sabemos que Deus sabe de todas as coisas, mas gos­taríamos de entender, saber o motivo. São os mistérios de Deus.


O que dizer a esta mulher piedo­sa, que gasta seu tempo na obra de Deus? Em oração não consigo acom­panhá-la, pois possui talento e dispo­sição para a intercessão.


O que dizer a um crente fiel, dizimista, consagrado, que se abstém do mal, quando este possui no corpo uma doença incurável?


O que dizer a uma certa mãe no Rio de Janeiro que, após um culto, me pediu explicação:


- Pastor Marco, porque Deus per­mitiu que meus filhos fossem assassi­nados dentro de casa há alguns dias atrás, quando um bandido entrou na casa errada e disparou contra eles? Eles eram crentes, pastor...


O que dizer a homens de Deus que morreram durante a caminhada?


O que dizer a jovens que têm seus sonhos perseguidos por pessoas que não os entendem?


Há uma explicação? Sim, deve haver. Mas hoje, agora, neste momen­to, em que você lê este capítulo, e deve estar se banhando em lágrimas, com dores no peito, de angústia, pois per­deu alguém, ou algo, lhe era muito valioso: um filho, um pai, uma mãe, um ente querido, o emprego, as chances, perdoe-me, eu não tenho uma resposta que lhe satisfaça a alma. Tenho apenas um conselho...


- Não desista! Não pare! Deus sabe de todas as coisas...


Certas coisas na vida do cristão, Deus me disse um dia, não temos de entender, mas de aceitar... Pois nosso entendimento é pequenino, egoísta, e imediatista, tudo tem que ser para "agora". Deus é onisciente, Ele sabe o amanhã, o depois de amanhã, o futu­ro. Ele é Pai. E, com certeza, um dia Ele vai explicar para você o porquê dessas lutas, o motivo do sofrimento.


O Cristão não sofre em vão... Já ouviu este louvor? Pois então: o crente não sofre em vão. O crente não pode sofrer apenas por obra do acaso. Deus está moldando você através do sofri­mento, pois vai lhe fazer crescer como ser humano, como pessoa, como cris­tão. Deus vai lhe levar para a Sala de Moldagem de Pessoas-Santas-Usadas-Para-Transformar-O-Mundo!!!


Agora, você pode não entender nada do que está lhe acontecendo.


Eu tenho a certeza de que você já disse que queria morrer, sei também que já pensou em deixar o Evangelho, o cristianismo, mas, para onde você vai? Só o Senhor tem um projeto que vale a pena ser vivido por você mes­mo.


Graças ao sofrimento dos irmãos foram compostos os mais belos hinos, as mais belas orações, as mais lindas obras. Lembra-se dos velhos cânticos da Harpa Cristã? Foram escritos em meio às tribulações...


O que dizer das mensagens mais lindas da Bíblia? Qual mensagem tem mais impacto do que a mensagem da cruz? Acho que nenhuma, e você sabe o porquê? Porque é a história do so­frimento, o sofrimento de Cristo que trouxe alívio para os homens.


Você não é o único que sofre.


E, como profeta, deixe eu lhe di­zer uma coisa: não conheço homem ou mulher na Terra, usados por Deus, que não tragam nos seus corpos as marcas de Cristo!!! Aleluias.


Repito: Deus não quer criar "filhinhos-de-papai" no Seu reino. Filhinhos-de-papai, são aqueles que têm riqueza, e que tudo o que querem, possuem, não lhes custa nada ter um bom carro, dinheiro, roupas, e é por isso mesmo que não dão valor, pois isto lhes vêm muito fácil.


Mas, você já encontrou uma pes­soa humilde, pobre mesmo, e que com muito esforço e sofrimento adquiriu algo na vida? Você verá esta pessoa cuidando do seu fusquinha 66 como se fosse uma BMW. E por que disso? Simplesmente, pelo fato de que tudo o que custa suor, esforço, e sofrimento tem um valor incalculável, E o que nada custa, não terá um valor real para as pessoas.


Davi, quando pecou contra Deus e enumerou o povo viu o erro, e con­templou o anjo destruidor que poria um fim em Jerusalém. Na mesma hora determinou dar a Deus um sacrifício para aplacar a ira do Senhor. Encon­trou-se com um homem chamado Araúna, e quando se identificou como sendo o Rei Davi, Araúna, para agra­dar o Rei, disse:


- Escolha a terra, a oferta e fique de presente para ti, meu Rei.


Mas Davi sabia que o que não custa nada, não vale nada. E então disse:


- Não darei a Deus sacrifício que não me custe nada.


Sabe porque você sofre? Porque a sua vida, o seu sonho, o seu minis­tério custam caro. E você está proibi­do de parar! Proibido de deixar de caminhar! Vença as barreiras e passe pelas lutas louvando ao Senhor.


O sofrimento que desafia a sua paz será o seu aliado na conquista dos seus sonhos.


Um grande servo de Deus, o Pas­tor João Barbosa, disse-me algo que vale a pena relatar: O urso e o leão que foram motivo de luta para Davi, serviram-lhe de currículo, quando este foi falar com o Rei Saul. Aleluia!


O que hoje é luta, amanhã servirá de currículo para você, para os outros, o seu sofrimento servirá de aprendiza­do aos que vierem após você.


Sonhe e ouse sonhar: você nunca irá além dos seus sonhos!



Comentários

  1. Daqu a pouco as mensagens vão se resumir nisso, Deus não quis. Será que Deus não quis?

    João cap.

    2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
    3 Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

    Mateus 9:37 "Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros".

    Mateus 10:8 "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai".


    A irresponsabilidades tem seu depósito de desculpas.

    Por Josué, do site www.livrinho.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário