Quantos amigos você tem?



A pergunta é simples, difícil é encontrar a resposta. Para obtê-la precisará fazer algumas considerações essenciais acerca do que vem a ser um amigo. Neste sentido, todos têm caminhado na mesma direção, todos querem ter um bom amigo, aquela pessoa em quem possa confiar e compartilhar os momentos de alegrias e aflições sem esperar nada em troca; apenas um sorriso, um abraço, uma palavra e, muitas vezes, nem mesmo isto, mas somente alguém com quem possa compartilhar seus pensamentos.

Então, seria fácil conseguir um amigo já que todas as pessoas procuram a mesma coisa, certo? Errado! Encontrar um amigo é muito mais difícil do que deveria ser. Mas por que está dificuldade? O que acontece com a humanidade que, mesmo tendo o mesmo objetivo, encontra resistência em criar vínculos de amizade reais e sinceros? Certamente que o problema está na própria estrutura da palavra. Os sinônimos encontrados para “amizade” são: afeição, afeto, dedicação, apego, ternura e amor; e a grande verdade é que a palavra conglomera todos eles.

Ser amigo é ter afeição e afeto entendendo o amigo em suas qualidades e limitações; é ser dedicado não deixando que o amigo seja esquecido. Sinceramente, quantas boas amizades você já perdeu pelo distanciamento? E não necessariamente por distância física, mas simplesmente o contato foi ficando cada vez mais esparso. Ser amigo é ter apego, gostar ter um companheiro ao seu lado compartilhando das emoções, conquistas e, até mesmo, dos fracassos. Ser amigo é sentir ternura e amor, é dedicar-se àquele em que, de alguma forma, poderá ajudar, física ou psicológica e espiritual.

Estamos falando mesmo de amizade? Sim, estamos! Não é a toa que muitas amizades acabam em casamento. Afinal, é assim que se encontram as afinidades entre as pessoas e, biblicamente falando, quando se trata de pessoas de sexos opostos, por muitas vezes as compatibilidades ficarão mais acentuadas até chegarem ao matrimônio. “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne” – Efésios 5.31 – Porém, muitos amigos e amigas, por mais afinidades que tenham, nunca passarão deste estágio. Serão apenas bons amigos.

Onde encontrar amigos e amigas com este perfil é a busca de todo ser humano e, graças a Deus, muitos têm encontrado amigos leais e sinceros durante suas vidas. Mas, o grande amigo que reunirá todas estas virtudes é Jesus Cristo. Basta pensar em qual é o limite da amizade. Você daria sua vida por um amigo? Jesus entregou a própria vida na cruz para ser seu amigo! Você tem correspondido esta amizade?

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. – Romanos 5.8



Eliel Ferreira



Comentários

Postar um comentário