Chamados à responsabilidade


Irrita-me profundamente quando, direcionados por Deus e unânimes, escolhemos um tema para as festividades de determinado departamento e os obreiros escalados para ministrar destoam completamente da proposta do versículo, e pior ainda, do contexto bíblico.
Em alguns dias de estudo sobre o seguinte tema:

Levante-te pois a ti pertence este negócio. Esdras 10:4a

A ministração mais coerente e contextualizada que ouvi, foi de um dos meus maestros do grupo de louvor. Num domingo antes do ensaio.

O livro de Esdras começa com Ciro, rei da Pérsia, convidando os judeus a voltarem para Jerusalém e a edificarem o templo. Já pensaram que maravilha?! O rei que vos trouxe cativos, agora convida para que volte a sua terra e reconstrua o templo, outrora destruído. O povo vai. E o templo é reconstruído. Nas terras de Jerusalém já vive um outro povo, com outras tradições, com outra religião. A ordem de Deus é clara: Não se misturem. Mas, como vocês já sabem, eles se misturam.
E Esdras, escriba e sacerdote, ao ver que o povo, que foi tão abençoado pela fidelidade do Pai, não obedeceram a ordem de Deus, rasga suas vestes e se prostra perante o altar 'confuso e envergonhado'(9:6). Ele, então, inicia uma oração emocionante e tão sincera que é possível ver as lágrimas escorrendo pelo seu rosto.
A frase, acima, em destaque, é proferida por um daqueles que desobedeceram a ordem dada por Deus. Reconhecendo que erraram, sedentos por acertar, e chamando Esdras a responsabilidade: Levante-te, pois a ti pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te e faze assim. (10:4).

Chamados à responsabilidade - essa expressão ficou martelando na minha cabeça desde domingo. E depois de algumas conversas com a @claudinha_meloO, realmente pude confirmar que esse foi realmente o tema que precisamos para essa geração. Somos chamados a responsabilidade todos os dias. Tenho sido impactada como Esdras foi ao ler muitos dos posts colocados aqui pelos meus amigos. Deus tem nos dado essa geração como responsabilidade, e através de nossas vidas Ele deseja fazer Sua obra. Restaurar o altar.
Você pode me dizer: Mas eu não sou líder, eu não tenho cargo, eu não tenho um blog, como posso ajudar?! Sinto muito, mas isso não é desculpa. Se permitires, Deus vai usar tua vida para a obra sem precisar de placa alguma, de nome de algum, de cargo, ou de blog, ou seja lá o que for... Ele só precisa de você. E você?! O que está esperando?! Levanta-te, pois a ti pertence este negócio!


Em Cristo,
Marcela

Comentários