Coadjuvante


Por Alexandre Pepe, que escreveu esse texto no Blog dos Crentassos

Hoje vou falar sobre alguém que foi fundamental para a concretização dos planos de Deus. Não! Engana-se você caro leitor, se acha que vou mencionar o nome de algum grande Pastor contemporâneo a nós como aqueles que enchem estádios em comemorações ou louvores ao Senhor Jesus? Tampouco vou falar de figuras históricas importantes apesar destas, em minha falha opinião, possuírem grande parcela de responsabilidade por sermos cristãos atualmente já que enfrentaram muitas adversidades em seus caminhos para garantir que a verdade fosse semeada em muitas partes do mundo. Confesso sinceramente que pensei em falar sobre os apóstolos. Sim, essa seria um boa idéia afinal de contas eles estiveram com Jesus de uma maneira ou outra e ninguém se atreveria em negar sua importância.
Mas hoje falarei sobre um coadjuvante desta grande história de amor de Deus pelo homem. Ele aparece nos últimos parágrafos das ultimas páginas mas estou certo de que sem ele a história seria outra. Simão de Cirene era judeu, provavelmente um dos muitos judeus cujas famílias moravam distantes de Jerusalém desde a diáspora e que vinham para as celebrações da Páscoa judaica. As escrituras nos dizem que este estava vindo do campo e foi constrangido por um soldado romano a carregar a cruz de Jesus por este já não possuir mais condições físicas para tal. Pense nisso!! Este homem não conhecia Jesus. A região de onde ele vinha (norte da África atualmente) nem sequer havia ouvido falar de certo Galileu que fazia prodígios! No entanto sem ele a missão de Jesus possivelmente não haveria se concretizado. Sem demagogia divina nenhuma Deus teve a coragem para confiar tal tarefa a um ser humano ordinário, uma pessoa que poderia ter feito tudo as avessas. Lendo as escrituras fatalmente posso notar que os “coadjuvantes” são em grande parte das vezes mais importantes que os atores principais das tramas. A Samaritana que sem sombra de dúvida tornou-se a primeira missionária, o exemplo do Centurião Romano que mostrou amor pelo seu empregado (muitos empregadores deveriam ler este trecho). A sogra de Pedro...Bom vamos pular esta parte!

De qualquer forma dois pensamentos me vêm à mente quando me deparo com essa realidade:
Primeiro: Fico feliz de não ser ator principal, digo, grande conferencista ou pregador, pois sei que Deus tem planos maravilhosos para mim também!!
Segundo: Aprendo a prestar atenção em cada pessoa que aparece em minha vida me falando a cerca das coisas de Deus, afinal de contas nunca se sabe quando ele usará mais coadjuvantes!
Sobre Simão?? Ele deixa o palco desta história do mesmo modo que entrou! Em silêncio! Com o coração mudado provavelmente! E com Deus o aplaudindo! Nada mal para uma estréia!

-

Que em 2011, sendo coadjuvantes, possamos mudar a história.
Deus abençoe.
Marcela

Comentários