O PODER DO RISO! rsrs...




O riso é universal na espécie humana e uma das coisas mais comuns que fazemos. Nós rimos muitas vezes por d ia e em situações extraordinariamente diversas, mas não percebemos isso, porque raramente con trolamos conscientemente o nosso riso.

Ao observar conversações em locais públicos como shopping centers, salas de aula, lanchonetes, ruas, etc, percebemos que 80% do nosso riso não tem nada a ver com humor.

Nós rimos essencialmente em situações sociais e geralmente em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras, mas sabemos que ele é muito mais do que apenas uma mera manifestação de alegria. Ele também atenua hostilidade e agressão (repare como utilizamos o riso quando queremos atenuar uma típica tensão entre estranhos ou necessitamos dizer não a alguém).


Nós frequentemente rimos quando nos desculpamos. O riso desarma as pessoas, cria uma ponte entre elas e facilita o comportamento amigável.

Tudo isto indica que o riso é um elemento importante de nossa biologia comportamental humana. Ele parece ter sido selecionado na Criação como um dispositivo importante para a nossa sobrevivência.

Entender o riso significa compreender as nossas raízes sociais e biológicas e aprimorar as nossas relações sociais.

O riso, como qualquer outro comportamento emocional, tem uma função. A função do riso é a de comunicação. É uma mensagem que nós enviamos às outras pessoas comunicando disposição para brincar, ligar-se a elas, ficar felizes e fazê-las felizes, mostrar que somos pacíficos.

Somos criaturas que necessitam criar estruturas sociais para viver bem. Então, precisamos ter relações pacíficas com as pessoas ao nosso redor. O riso promove efeitos positivos em nossos contatos sociais.

Precisamos do riso e das brincadeiras para interagir em nosso grupo social e também para aliviar as tensões do cotidiano. Tudo está entrelaçado de uma forma bastante complexa. É uma das nossas primeiras experiências da nossa vida.

Quer saber? Na dúvida, rir é o melhor remédio! O riso é barato. Bom-humor é de graça. E, quando a gente quer, dá pra fazer humor com qualquer tema…


Pois é… A risada funciona com antídoto contra o estresse. O riso cria um estado fisiológico que produz mudanças no sistema imunológico diferentes daquelas do estresse negativo.

Rir de 100 a 200 vezes por dia requer um esforço similar ao de uma pessoa remando por 10 minutos… A gargalhada produz uma espécie de exercício físico interno, aumenta a freqüência cardíaca, pressão arterial, acelera a respiração e o consumo de oxigênio similar ao exercício físico.

A risada exercita os músculos do rosto, dos ombros, do diafragma e do abdômen, além dos músculos dos braços e das pernas. Depois de rir, a pessoa experimenta uma sensação de relaxamento na qual a aceleração cardíaca e o ritmo respiratório diminuem. A pressão arterial tende a baixar e os músculos descontraem.

Pessoas que sofrem de raiva crônica têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis mais altos de colesterol e ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e frustração perturbam a função de muitos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imunológico, o riso ajuda estes sistemas a funcionar melhor.


Então, aproveite este momento para começar a sorrir... rsrs...



Um fim de semana bem humorado pra todos.


Eliel Ferreira



Comentários

Postar um comentário