Pular para o conteúdo principal

Amigos Blogueiros



*Entrevista publicada no http://t.co/sB77zuT



Eliel Ferreira é pernambucano, comerciante, músico e novo na blogosfera.


Quem é?
Eliel Ferreira Maciel (Eliel é uma palavra hebraica para Deus. É traduzida para o português como "Meu Deus é Deus")

Idade:
30 anos até 26/12, mas a maioria das pessoas sempre me dá uns 25... hehehe.

De onde?
Sou natural de Paulista/PE – município do Litoral Pernambucano. Região metropolitana norte, a 17 km do Recife.

O que faz?
Tenho formação técnica em Administração de empresas e estou cursando graduação em Administração de empresas com ênfase em marketing. Desde Junho/2010, me tornei empresário no ramo de “comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” (definição da Receita Federal) rsrs... em bom português, “Loja de roupas masculina, feminina e acessórios".

Congrega:
Congrego e sou membro em comunhão da Igreja evangélica Assembléia de Deus – convenção Abreu e Lima/PE, desde a minha infância, onde além das atividades pertinentes a cada faixa etária, já desempenhei atividades de orientador e regente do departamento e côro de adolescentes, dirigente da mocidade, corista (tenor) do côro jovem, e desde os meus 12 anos, paralelamente às atividades já citadas, fiz parte de diversos grupos na área musical – como dirigente, baixista e tecladista – atualmente faço parte, como baixista, do conjunto e orquestra da minha congregação.

Eliel na net:
Minha esposa acha que preciso de tratamento à base de choque para me afastar um pouco da net. Mas enquanto isso não acontece, vamos lá... me tornei blogueiro desde Set/2010 (a seguir contarei a história do blog) DMs do Reino, também tenho o orkut, MSN (elielferreira@hotmail.com), skype (elielferreira1) e twitter @elielferreira.

O blog e o blogueiro:
Como citei acima, só entrei para o mundo dos blogueiros em Set/2010, quando eu, a @claudinha_meloO e a @marcelaalves decidimos transformar em blog, podendo assim compartilhar com o maior número de pessoas, todo o conteúdo que nós discutíamos na net e que julgávamos edificantes para as nossas vidas (via MSN, twitter – mentions para o que poderia ser público e DM para o que precisava ser privado), desde bate-papo diário, reflexões bíblicas, aconselhamento uns aos outros, muito bom humor, chegando até discussões sobre temas polêmicos e atualidades. A decisão para o nome do blog levou em torno de uma semana, tendo sido a sugestão da @marcelaalves a aprovada. Diariamente temos postado de forma livre sobre diversos assuntos, mas o nosso tema central tem sido a divulgação de mensagens bíblicas relacionadas à edificação, exortação, aconselhamento, adoração, humor, música, curiosidades, entre outros.

Blogs que lê e recomenda:
Radiante; Aos Olhos do Pai; Crentassos; Pensamentos amigos; Profetirando; Irmãos.com; Não morda a maçã; Blog do Pastor Altair Germano; Crislayne Barlow; Cêça Santos ; Recortes; Humor Cristão .

Sobre sua a família:
Sou o filho mais velho entre três irmãos – um com 27 anos, outro com 12 anos. Sou casado há pouco mais de 6 anos, porém antes que perguntem, e mesmo com tantas cobranças, ainda não temos filhos, mas acho que no próximo ano pensaremos nisso.

Muitas pessoas não conhecem a linguagem do twitter, isso não poderia prejudicar o título do blog? Aliás, você acha que o twitter não passa de um grande modismo, assim como foi com o Orkut e demais redes sociais? Como surgiu o projeto DM’s do Reino com Marcela e Cláudia?
Enquanto estávamos definindo o nome, pensamos sobre essa questão de usar linguagem relacionada ao twitter (por isso colocamos no blog a explicação pra os não twitteiros), mas o nome DMsdoReino (idéia da @marcelaalves), tinha TUDO a ver com o motivo pelo qual resolvemos criar o blog, conforme citado anteriormente
Resumindo da @marcelaalves: Eu acredito que rede social é tudo modismo. O significado de DMs vai alem do twitter, são “direct messages do Reino” de Deus, essa é a intenção do blog.

O que acha da relação entre os evangélicos e a internet?
A internet tem sido uma excelente ferramenta para todos os segmentos da sociedade, inclusive para os evangélicos. A internet tem nos possibilitado chegar mais longe, romper barreiras como muros e portões de residências e condomínios até fronteiras de países onde missionários não podem entrar.
Ex: o nosso blog já foi acessado da Arábia Saudita, pais que está na posição de nº 3 do ranking de países onde existe intolerância para com o cristianismo, conforme Ministério Portas Abertas.

Recentemente, esteve em evidencia o preconceito contra o povo nordestino. O fato é que embora haja casos que alcancem maior notoriedade, essa é uma realidade, corriqueiramente vivenciada. Como você lida com os próprios preconceitos e como avalia nesse caso, a situação do povo nordestino?
Infelizmente, o nordestino é vítima de preconceito em todo o país. O preconceito existe sim, e, semelhante ao preconceito racial, não é discutido e muito menos assumido.
Mas esse preconceito que existe ainda HOJE é pura falta de informação, uma vez que eu avalio a origem do preconceito no fato de que alguém por alguma diferença, que ele julga o tornar superior a outros, passa a subjugar e maltratar de alguma forma aquele considerado menor ou miserável.
Só para conhecimento, caso algum preconceituoso passe por aqui, o Nordeste, em alguns segmentos, tem crescido mais do que a China, a economia pernambucana é a que mais cresce percentualmente no país atualmente, e essas mudanças retira (se é que há) de QUALQUER UM, o “achismos” do direito de nos subjugar (e se tentar vai ser derrubado, seja judicialmente, seja pelos fatos), já que o Nordeste deixou de ser a muito tempo, APENAS um lugar de terra rachada e gente semi-analfabeta, que mesmo que fosse, já saiu daqui um homem semi-analfabeto que se tornou O MELHOR PRESIDENTE que este país já teve... imagine se todo nordestino resolver ter formação superior, nós vamos “engolir” o mundo.
Eu tenho um pensamento sobre tudo isso: “há coisas que apenas por ter uma aparência de gente julga-se merecedora de ser considerada humana”. Jorge Holanda apenas reconheceria como “traste”. Manoel Bandeira, com toda sua nordestinidade diria: “isso sim, é um bicho.”
A única coisa que dá pra sentir por esses indivíduos é pena (sentimento que é exprimido por um misto de pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém.), por que não merecem que eu gaste meu precioso tempo falando mais sobre eles.

E quando esse preconceito invade os arraiais evangélicos?
Se isso chegar aos arraiais evangélicos, vamos arrancar da Bíblia ou então esfregar no nariz dos tais o texto de Jesus em Mateus 22;39 “...Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” e o de Paulo aos Filipenses 2:3 “...cada um considere os outros superiores a si mesmo".

No Brasil, dá pra viver da música?
Dá sim. Assim como existem cursos e profissões para os quais parece não existir mercado de trabalho e mesmo assim tem muita gente sobrevivendo delas, também existe mercado para o BOM músico trabalhar e se manter. É necessário, apenas que o músico tenha coragem de priorizar a sua carreira e disposição para estudar de verdade.
“O fracasso e o sucesso em qualquer área da nossa vida é de responsabilidade nossa”.

Como músico, o que pensa sobre a situação atual da música gospel? E a qualidade das músicas evangélicas atualmente, como você avalia?
A música gospel, assim como o restante do mercado, virou apenas um negócio. Já conhecemos alguns cantores/grupos que declararam ou que demonstram com suas atitudes, que gravam para o segmento evangélico por que é interessante do ponto de vista comercial. É bem verdade que ainda existem pessoas comprometidas com evangelho (que enxergam o lucro como conseqüência do seu trabalho e não como a prioridade) e que gravam e se apresentam com o desejo de envolver o povo na mais perfeita adoração e de alcançar aqueles que ainda não conheceram a Cristo. Mas em geral, a boa musica não tem sido prioridade para a maioria dos “artistas gospel”, principalmente em nosso país.

Que tipo de música você gosta e toca? Há músicas para se tocar na igreja e música só pra curtir?
Parece genérico, mas de verdade, gosto e toco, ou tenho aprendido a gostar e tocar quase todos os tipos de música, devido à influência positiva de muitos músicos de altíssimo nível que tenho descoberto e conhecido durante a minha trajetória musical;
Sim, há músicas que não cabem na liturgia do culto, uma vez que as mesmas trazem mensagens, ritmos e alegorias, entre outras características, quem não edificam a igreja, portanto devem ser ouvidas de forma particular por quem assim o quiser, sem que haja nisso um erro.

Você acha saudável ouvir música secular?
Avaliando sob a ótica do Cristianismo, essa é uma questão muito pessoal – há pessoas que sentem que contrariam seus princípios se ouvirem tal música;
Avaliando sob a ótica musical, não vejo problema, uma vez que o músico ou quem o fizer, não deve nelas buscar edificação espiritual, mas ela serve para enriquecer o aprendizado musical e seu olhar crítico; Como vou emitir opinião sobre o que é bom ou ruim se só “conhecer” um lado da situação?

Qual o seu maior orgulho?
Olhando para a minha história de vida desde a infância e olhando mim hoje... o meu maior orgulho são os MEUS PAIS... depois de Deus, devo a eles TUDO o que aprendi, TUDO o que sou, TUDO o que conquistei e TUDO o que estou buscando.

O que te faz rir? E o que te faz chorar?
Quase tudo me faz rir... rsrs...
O sofrimento da humanidade sem Deus me faz chorar.

Uma frase ou lema:
É pra Deus? Então faça o MELHOR!

Filmes que gostou e recomenda:
Paixão de Cristo (Mel Gibson); Refém (Bruce Wilis); A outra face (John Travolta); Busca implacável (Liam Neeson); Tropa de Elite 1 e 2; Série 24 horas (Kiefer Sutherland) ; À prova de fogo; A grande virada.

Leitura de cabeceira:
Confesso que não tenho lido muito, além do necessário, ultimamente, mas vamos aos mais evidentes. Em relação às postagens para o blog, preciso citar como referência a Bíblia e os seus quase 40 escritores; e mais: A oração de Jabez (Bruce Wilkinson); Dias melhores virão e Ele Escolheu os Cravos (Max Lucado), Criação X Evolução – Autoridade espiritual – Como ser abençoado? (Silas Malafaia), As catacumbas de Roma (Benjamin Scott).

Do que tem medo?
De sair um minuto, sequer, de debaixo da proteção do meu Deus.

Um hobby:
Praticar Paintball.

Um momento inesquecível:
Eu gostaria de citar dois (teimoso)...
O primeiro foi o meu casamento... depois dele a minha vida mudou completamente, pra melhor logicamente. O segundo foi o dia em que eu nasci de novo... saí ileso de uma grave acidente de carro (a mão de Deus me fez renascer).

Qual a maior anseio de sua vida?
O maior anseio da minha vida, que só se concretizará totalmente depois dela, mas que eu preciso fazer todos os dias um pedacinho da lição, é poder declarar diariamente: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

Agradeço ao Eder pelo honroso convite para participar dessa entrevista.


Que Deus te abençoe mais e mais.

Abraços a todos.

Mais lidas

Cuidado para não perder o foco...

Você já perdeu o foco?

Bom, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já perderam o foco de um objetivo, um sonho, uma meta. Isso é normal, afinal de contas, vivemos sob influências externas de pessoas e situações que podem nos desviar de propósitos que nós traçamos ou pior ainda, de propósitos que Deus traçou para nossas vidas. Sempre tenho em mente que o foco de Deus para vida de todo Cristão são suas promessas. Desde promessas coletivas, como a da salvação, uma morada no céu, até promessas mais pessoais e íntimas, que são feitas de pai pra filho. Mas o que acontece quando perdemos o foco? Isso pode ser muito perigoso. Em um trecho da palavra de Deus, pude observar duas atitudes distintas em uma mesma Situação.A passagem fica em Números 13 dos versículos 27 ao 31.“27E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.28O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; …

Portas fechadas, aí vem Deus

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos DENTRO, E COM ELES TOMÉ. Chegou Jesus, ESTANDO AS PORTAS FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: PAZ SEJA CONVOSCO. João 20:26
A passagem bíblica relata que oito dias após a morte de Jesus, tendo ele ressuscitado, apareceu aos discípulos, e a Bíblia faz questão de dizer que Tomé estava presente e que as portas estavam fechadas. Por um momento pensamos que a Bíblia poderia ter dito “e Ele bateu na porta e alguém a abriu”... ou “Ele mesmo abriu a porta”. Nada na Bíblia foi escrito por acaso. Há coisas que aconteceram no passado para servir de lição para o tempo presente.
Os discípulos não acreditavam que o mestre havia ressuscitado. Eles não tinha como abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo, portanto eles estavam foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam. O seu líder havia morrido e para eles há esperança havia ido embora. A história do calvário naque…

Quem é você quando ninguém está olhando?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas. 


Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramsa[ente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 
1 Pedro 1:13-16 


A santidade é um desafio dos nosso dias e está diretamente ligada ao caráter.
Mas, o que é caráter? Caráter é o que você é quando ninguém está olhando.
É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu pastor; Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te vêem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doença, então você é uma benção de verdade! É …

A Teologia do cachorro e do gato

Este é o título de um livro, de Bob Sjogren e Gerald Robison, publicado no Brasil pela Missão Horizontes. Estranho, não é?

A Teologia do Cachorro e do Gato; não parece ser obra séria, pelo título. Mas é. É seriíssima. Os autores começam com uma anedota sobre cachorros e gatos.

O CACHORRO DIZ: VOCÊ ME ACARICIA,ME ALIMENTA, ME ABRIGA, ME AMA. VOCÊ DEVE SER DEUS.

O GATO DIZ: VOCÊ ME ACARICIA, VOCÊ ME ALIMENTA, ME ABRIGA, ME AMA, EU DEVO SER DEUS.

A partir daqui os dois mostram as diferenças entre cristão tipo cachorro e cristãos tipo gato.

O cachorro segue por amor, é dedicado, engaja-se, envolve a vida, entrega-se.

O gato quer as coisas boas, mas sem compromisso. Quer promessas, cuidados, atenção de Deus, da igreja, do pastor. Não se preocupa em ser útil, um instrumento nas mãos de Deus. Seu universo é ele mesmo. Algo interessante que dizem os autores e, acredito ser verdade, que os cachorros têm donos e os gatos têm funcionários.

Uma das boas observações do livro é no tocante ao senhorio de D…

O Cristão pode mentir diante de uma necessidade?

Você, secretária, recebe uma ligação, e o seu chefe, mesmo estando no escritório, manda dizer que não está!  Você, porteiro, que recebe ordem para informar que determinado morador não está em seu apartamento, mesmo ele estando! E quando o funcionário da empresa de serviços (água, luz, gás, telefone, internet, tv...)  chega no estabelecimento comercial, com ordem para suspender o serviço (corte), e você atende e garante que já está tudo pago (mesmo não estando), apenas para ganhar tempo! Detalhe: se não cumprir as orientações para mentir,  corre o risco de perder o emprego.
E ai, hein?! E se um desses for um cristão?
Jesus disse que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), mas vejo pessoas de destaque na Bíblia, ditos como grandes homens de Deus, que mentiam. Abraão mentiu ao rei quando disse que sua mulher era sua irmã (Gênesis 12:18,19). Jeremias também mentiu aos oficiais do reino, a mando do rei (Jeremias 38:26,27). E Jacó, que sendo mentiroso e aproveitador, enganou a seu pai roubando…