Amigos Blogueiros



*Entrevista publicada no http://t.co/sB77zuT



Eliel Ferreira é pernambucano, comerciante, músico e novo na blogosfera.


Quem é?
Eliel Ferreira Maciel (Eliel é uma palavra hebraica para Deus. É traduzida para o português como "Meu Deus é Deus")

Idade:
30 anos até 26/12, mas a maioria das pessoas sempre me dá uns 25... hehehe.

De onde?
Sou natural de Paulista/PE – município do Litoral Pernambucano. Região metropolitana norte, a 17 km do Recife.

O que faz?
Tenho formação técnica em Administração de empresas e estou cursando graduação em Administração de empresas com ênfase em marketing. Desde Junho/2010, me tornei empresário no ramo de “comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” (definição da Receita Federal) rsrs... em bom português, “Loja de roupas masculina, feminina e acessórios".

Congrega:
Congrego e sou membro em comunhão da Igreja evangélica Assembléia de Deus – convenção Abreu e Lima/PE, desde a minha infância, onde além das atividades pertinentes a cada faixa etária, já desempenhei atividades de orientador e regente do departamento e côro de adolescentes, dirigente da mocidade, corista (tenor) do côro jovem, e desde os meus 12 anos, paralelamente às atividades já citadas, fiz parte de diversos grupos na área musical – como dirigente, baixista e tecladista – atualmente faço parte, como baixista, do conjunto e orquestra da minha congregação.

Eliel na net:
Minha esposa acha que preciso de tratamento à base de choque para me afastar um pouco da net. Mas enquanto isso não acontece, vamos lá... me tornei blogueiro desde Set/2010 (a seguir contarei a história do blog) DMs do Reino, também tenho o orkut, MSN (elielferreira@hotmail.com), skype (elielferreira1) e twitter @elielferreira.

O blog e o blogueiro:
Como citei acima, só entrei para o mundo dos blogueiros em Set/2010, quando eu, a @claudinha_meloO e a @marcelaalves decidimos transformar em blog, podendo assim compartilhar com o maior número de pessoas, todo o conteúdo que nós discutíamos na net e que julgávamos edificantes para as nossas vidas (via MSN, twitter – mentions para o que poderia ser público e DM para o que precisava ser privado), desde bate-papo diário, reflexões bíblicas, aconselhamento uns aos outros, muito bom humor, chegando até discussões sobre temas polêmicos e atualidades. A decisão para o nome do blog levou em torno de uma semana, tendo sido a sugestão da @marcelaalves a aprovada. Diariamente temos postado de forma livre sobre diversos assuntos, mas o nosso tema central tem sido a divulgação de mensagens bíblicas relacionadas à edificação, exortação, aconselhamento, adoração, humor, música, curiosidades, entre outros.

Blogs que lê e recomenda:
Radiante; Aos Olhos do Pai; Crentassos; Pensamentos amigos; Profetirando; Irmãos.com; Não morda a maçã; Blog do Pastor Altair Germano; Crislayne Barlow; Cêça Santos ; Recortes; Humor Cristão .

Sobre sua a família:
Sou o filho mais velho entre três irmãos – um com 27 anos, outro com 12 anos. Sou casado há pouco mais de 6 anos, porém antes que perguntem, e mesmo com tantas cobranças, ainda não temos filhos, mas acho que no próximo ano pensaremos nisso.

Muitas pessoas não conhecem a linguagem do twitter, isso não poderia prejudicar o título do blog? Aliás, você acha que o twitter não passa de um grande modismo, assim como foi com o Orkut e demais redes sociais? Como surgiu o projeto DM’s do Reino com Marcela e Cláudia?
Enquanto estávamos definindo o nome, pensamos sobre essa questão de usar linguagem relacionada ao twitter (por isso colocamos no blog a explicação pra os não twitteiros), mas o nome DMsdoReino (idéia da @marcelaalves), tinha TUDO a ver com o motivo pelo qual resolvemos criar o blog, conforme citado anteriormente
Resumindo da @marcelaalves: Eu acredito que rede social é tudo modismo. O significado de DMs vai alem do twitter, são “direct messages do Reino” de Deus, essa é a intenção do blog.

O que acha da relação entre os evangélicos e a internet?
A internet tem sido uma excelente ferramenta para todos os segmentos da sociedade, inclusive para os evangélicos. A internet tem nos possibilitado chegar mais longe, romper barreiras como muros e portões de residências e condomínios até fronteiras de países onde missionários não podem entrar.
Ex: o nosso blog já foi acessado da Arábia Saudita, pais que está na posição de nº 3 do ranking de países onde existe intolerância para com o cristianismo, conforme Ministério Portas Abertas.

Recentemente, esteve em evidencia o preconceito contra o povo nordestino. O fato é que embora haja casos que alcancem maior notoriedade, essa é uma realidade, corriqueiramente vivenciada. Como você lida com os próprios preconceitos e como avalia nesse caso, a situação do povo nordestino?
Infelizmente, o nordestino é vítima de preconceito em todo o país. O preconceito existe sim, e, semelhante ao preconceito racial, não é discutido e muito menos assumido.
Mas esse preconceito que existe ainda HOJE é pura falta de informação, uma vez que eu avalio a origem do preconceito no fato de que alguém por alguma diferença, que ele julga o tornar superior a outros, passa a subjugar e maltratar de alguma forma aquele considerado menor ou miserável.
Só para conhecimento, caso algum preconceituoso passe por aqui, o Nordeste, em alguns segmentos, tem crescido mais do que a China, a economia pernambucana é a que mais cresce percentualmente no país atualmente, e essas mudanças retira (se é que há) de QUALQUER UM, o “achismos” do direito de nos subjugar (e se tentar vai ser derrubado, seja judicialmente, seja pelos fatos), já que o Nordeste deixou de ser a muito tempo, APENAS um lugar de terra rachada e gente semi-analfabeta, que mesmo que fosse, já saiu daqui um homem semi-analfabeto que se tornou O MELHOR PRESIDENTE que este país já teve... imagine se todo nordestino resolver ter formação superior, nós vamos “engolir” o mundo.
Eu tenho um pensamento sobre tudo isso: “há coisas que apenas por ter uma aparência de gente julga-se merecedora de ser considerada humana”. Jorge Holanda apenas reconheceria como “traste”. Manoel Bandeira, com toda sua nordestinidade diria: “isso sim, é um bicho.”
A única coisa que dá pra sentir por esses indivíduos é pena (sentimento que é exprimido por um misto de pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém.), por que não merecem que eu gaste meu precioso tempo falando mais sobre eles.

E quando esse preconceito invade os arraiais evangélicos?
Se isso chegar aos arraiais evangélicos, vamos arrancar da Bíblia ou então esfregar no nariz dos tais o texto de Jesus em Mateus 22;39 “...Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” e o de Paulo aos Filipenses 2:3 “...cada um considere os outros superiores a si mesmo".

No Brasil, dá pra viver da música?
Dá sim. Assim como existem cursos e profissões para os quais parece não existir mercado de trabalho e mesmo assim tem muita gente sobrevivendo delas, também existe mercado para o BOM músico trabalhar e se manter. É necessário, apenas que o músico tenha coragem de priorizar a sua carreira e disposição para estudar de verdade.
“O fracasso e o sucesso em qualquer área da nossa vida é de responsabilidade nossa”.

Como músico, o que pensa sobre a situação atual da música gospel? E a qualidade das músicas evangélicas atualmente, como você avalia?
A música gospel, assim como o restante do mercado, virou apenas um negócio. Já conhecemos alguns cantores/grupos que declararam ou que demonstram com suas atitudes, que gravam para o segmento evangélico por que é interessante do ponto de vista comercial. É bem verdade que ainda existem pessoas comprometidas com evangelho (que enxergam o lucro como conseqüência do seu trabalho e não como a prioridade) e que gravam e se apresentam com o desejo de envolver o povo na mais perfeita adoração e de alcançar aqueles que ainda não conheceram a Cristo. Mas em geral, a boa musica não tem sido prioridade para a maioria dos “artistas gospel”, principalmente em nosso país.

Que tipo de música você gosta e toca? Há músicas para se tocar na igreja e música só pra curtir?
Parece genérico, mas de verdade, gosto e toco, ou tenho aprendido a gostar e tocar quase todos os tipos de música, devido à influência positiva de muitos músicos de altíssimo nível que tenho descoberto e conhecido durante a minha trajetória musical;
Sim, há músicas que não cabem na liturgia do culto, uma vez que as mesmas trazem mensagens, ritmos e alegorias, entre outras características, quem não edificam a igreja, portanto devem ser ouvidas de forma particular por quem assim o quiser, sem que haja nisso um erro.

Você acha saudável ouvir música secular?
Avaliando sob a ótica do Cristianismo, essa é uma questão muito pessoal – há pessoas que sentem que contrariam seus princípios se ouvirem tal música;
Avaliando sob a ótica musical, não vejo problema, uma vez que o músico ou quem o fizer, não deve nelas buscar edificação espiritual, mas ela serve para enriquecer o aprendizado musical e seu olhar crítico; Como vou emitir opinião sobre o que é bom ou ruim se só “conhecer” um lado da situação?

Qual o seu maior orgulho?
Olhando para a minha história de vida desde a infância e olhando mim hoje... o meu maior orgulho são os MEUS PAIS... depois de Deus, devo a eles TUDO o que aprendi, TUDO o que sou, TUDO o que conquistei e TUDO o que estou buscando.

O que te faz rir? E o que te faz chorar?
Quase tudo me faz rir... rsrs...
O sofrimento da humanidade sem Deus me faz chorar.

Uma frase ou lema:
É pra Deus? Então faça o MELHOR!

Filmes que gostou e recomenda:
Paixão de Cristo (Mel Gibson); Refém (Bruce Wilis); A outra face (John Travolta); Busca implacável (Liam Neeson); Tropa de Elite 1 e 2; Série 24 horas (Kiefer Sutherland) ; À prova de fogo; A grande virada.

Leitura de cabeceira:
Confesso que não tenho lido muito, além do necessário, ultimamente, mas vamos aos mais evidentes. Em relação às postagens para o blog, preciso citar como referência a Bíblia e os seus quase 40 escritores; e mais: A oração de Jabez (Bruce Wilkinson); Dias melhores virão e Ele Escolheu os Cravos (Max Lucado), Criação X Evolução – Autoridade espiritual – Como ser abençoado? (Silas Malafaia), As catacumbas de Roma (Benjamin Scott).

Do que tem medo?
De sair um minuto, sequer, de debaixo da proteção do meu Deus.

Um hobby:
Praticar Paintball.

Um momento inesquecível:
Eu gostaria de citar dois (teimoso)...
O primeiro foi o meu casamento... depois dele a minha vida mudou completamente, pra melhor logicamente. O segundo foi o dia em que eu nasci de novo... saí ileso de uma grave acidente de carro (a mão de Deus me fez renascer).

Qual a maior anseio de sua vida?
O maior anseio da minha vida, que só se concretizará totalmente depois dela, mas que eu preciso fazer todos os dias um pedacinho da lição, é poder declarar diariamente: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

Agradeço ao Eder pelo honroso convite para participar dessa entrevista.


Que Deus te abençoe mais e mais.

Abraços a todos.

Comentários

  1. MUITO BONS SEUS COMENTÁRIOS... PARABÉNS!!!

    visite o meu espaço e comente *-*
    http://lonneon-frases.blogspot.com/

    TE ESPERO LÁ!

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista hein paeee. ehehehe. Gostei! PARABÉNS pela dedicação e a idéia realizada. Deus continue a te dar graças.

    Um abração, paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário