Pular para o conteúdo principal

A Teologia do cachorro e do gato

Este é o título de um livro, de Bob Sjogren e Gerald Robison, publicado no Brasil pela Missão Horizontes. Estranho, não é?

A Teologia do Cachorro e do Gato; não parece ser obra séria, pelo título. Mas é. É seriíssima. Os autores começam com uma anedota sobre cachorros e gatos.

O CACHORRO DIZ: VOCÊ ME ACARICIA,ME ALIMENTA, ME ABRIGA, ME AMA. VOCÊ DEVE SER DEUS.

O GATO DIZ: VOCÊ ME ACARICIA, VOCÊ ME ALIMENTA, ME ABRIGA, ME AMA, EU DEVO SER DEUS.

A partir daqui os dois mostram as diferenças entre cristão tipo cachorro e cristãos tipo gato.

O cachorro segue por amor, é dedicado, engaja-se, envolve a vida, entrega-se.

O gato quer as coisas boas, mas sem compromisso. Quer promessas, cuidados, atenção de Deus, da igreja, do pastor. Não se preocupa em ser útil, um instrumento nas mãos de Deus. Seu universo é ele mesmo. Algo interessante que dizem os autores e, acredito ser verdade, que os cachorros têm donos e os gatos têm funcionários.

Uma das boas observações do livro é no tocante ao senhorio de Deus na vida do Cristão. O cachorro tem Deus como seu Senhor em qualquer circunstância. O gato tem Deus como seu Senhor enquanto receber bênçãos. Quando as coisas apertam, quantos Cristãos gatos somem da igreja! E, sem hesitar, se houver mais vantagem do outro lado, o Cristão gato terá novo senhor. Se o mundo oferecer mais ou apresentar uma proposta de mais felicidade (é tudo que os gatos buscam ser abençoados e ser felizes) o evangelho será deixado e a igreja abandonada.

Jesus parece ter se dirigido certa vez a uma multidão de seguidores tipo gato: A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos (Jo 6.26). A multidão não se importava com as obras de Jesus. Queria barriga cheia.

Pena que ainda haja gente assim, que estabelece seu relacionamento com Deus na base das coisas que pode ganhar, não por amor a Deus e à verdade! Por favor, lembre que os gatos, ou pessoas que crêem nessa teologia, nunca dizem: Eu devo ser Deus. Eles sabem que isso soaria política e biblicamente incorreto. Isso acontece porque, enquanto os gatos nunca dizem: Eu devo ser Deus, eles falam: Tudo está voltado para mim, ou tudo se resume a nós! Deus fez tudo isso por nós! A vida existe para nós! Eu não devo ser apenas a razão pela qual Deus morreu, mas também a razão pela qual ele vive!.

O cachorro é mais dependente do dono que o gato. Isso vale em relação ao suprimento de comida, o passeio matinal, e para praticamente tudo. Pensando nessas coisas, me vem a pergunta: Como eu estou agindo? Minha atitude em relação a Deus é de dependência e expectativa ou de independência e orgulho?

Platão, filósofo grego, disse, certa vez: Odiamos a injustiça não por amor à justiça, mas com medo de que a injustiça caia sobre nós. O que ele quis dizer é que muitos dos nossos sentimentos e ações não são motivados por amor à verdade, mas por interesse.

Uma vida cristã equilibrada e sadia não se pauta por interesse. O fundamento deve ser o amor. Deus deve ser buscado não pelo que nos pode dar (Ele já nos deu, e muito!), mas por aquilo que Ele é. Jesus Cristo deve ser seguido não como se fosse um gênio da lâmpada que esfregamos e Ele está pronto para satisfazer nossos desejos. Mas porque é Jesus Cristo, o único, o incomparável, nosso mestre, nosso guia, nosso intercessor. Nossa esperança e Senhor, com uma proposta de vida que ninguém iguala, e dentro da qual nos realizamos por ser a vontade de Deus para nós.

Gato é charmoso. Chamar alguém de gato é um elogio. E de cachorro, uma ofensa. Dizer que alguém fez uma cachorrada conosco não é elogiar o alguém. Mas em matéria de teologia, como dizem os autores do livro citado, a melhor é a do cachorro. É sadia. A do gato é desfocada e mesquinha. Neste sentido, seja um cachorro. Os gatos atrapalham a igreja.
.
.
.
Abraços,
.
@ElielFerreira

Comentários

  1. Excelente explicação, bastante didática :D
    Mas ainda assim, o gato sempre fica parecendo mais esperto né? rsrsrsr
    Obrigada pelo post

    ResponderExcluir
  2. os gatos são mais espertos sempre! quem segue a Deus se torna um covarde, pois não consegue ir a luta com suas proprias armas, são pessoas geralmente acomodadas! Portanto: Seja um gato! seja seu próprio eu! Extinção e Caos a Humanidade hipócrita que nunca funcionou!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos ser cachorros e digo mais... adestrados pelas mãos de Deus, isso é tão verdae que até para adestar um gato é muito mais complicado. quero ser cada dia mais cachorro dependente do Senhor, embora saiba que não é fácil.

    ResponderExcluir
  4. Muito Edificante!!! vou postar em meu blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado para não perder o foco...

Você já perdeu o foco? Bom, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já perderam o foco de um objetivo, um sonho, uma meta. Isso é normal, afinal de contas, vivemos sob influências externas de pessoas e situações que podem nos desviar de propósitos que nós traçamos ou pior ainda, de propósitos que Deus traçou para nossas vidas. Sempre tenho em mente que o foco de Deus para vida de todo Cristão são suas promessas. Desde promessas coletivas, como a da salvação, uma morada no céu, até promessas mais pessoais e íntimas, que são feitas de pai pra filho. Mas o que acontece quando perdemos o foco? Isso pode ser muito perigoso. Em um trecho da palavra de Deus, pude observar duas atitudes distintas em uma mesma Situação. A passagem fica em Números 13 dos versículos 27 ao 31. “27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui g

Portas fechadas, aí vem Deus

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos DENTRO, E COM ELES TOMÉ. Chegou Jesus, ESTANDO AS PORTAS FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: PAZ SEJA CONVOSCO.  João 20:26 A passagem bíblica relata que oito dias após a morte de Jesus, tendo ele ressuscitado, apareceu aos discípulos, e a Bíblia faz questão de dizer que Tomé estava presente e que as portas estavam fechadas. Por um momento pensamos que a Bíblia poderia ter dito “e Ele bateu na porta e alguém a abriu”... ou “Ele mesmo abriu a porta”. Nada na Bíblia foi escrito por acaso. Há coisas que aconteceram no passado para servir de lição para o tempo presente. Os discípulos não acreditavam que o mestre havia ressuscitado. Eles não tinha como abrir a porta por que lá fora estavam os soldados romanos que procuravam seguidores de Cristo, portanto eles estavam foragidos. Se alguém batesse na porta eles certamente não abririam. O seu líder havia morrido e para eles há esperança havia ido embora. A história do

Quem é você quando ninguém está olhando?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas.  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramsa[ente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.  1 Pedro 1:13-16  A santidade é um desafio dos nosso dias e está diretamente ligada ao caráter. Mas, o que é caráter? Caráter é o que você é quando ninguém está olhando. É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu pastor; Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te vêem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doe