Cuidado para não perder o foco...


Você já perdeu o foco?

Bom, a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já perderam o foco de um objetivo, um sonho, uma meta. Isso é normal, afinal de contas, vivemos sob influências externas de pessoas e situações que podem nos desviar de propósitos que nós traçamos ou pior ainda, de propósitos que Deus traçou para nossas vidas.

Sempre tenho em mente que o foco de Deus para vida de todo Cristão são suas promessas. Desde promessas coletivas, como a da salvação, uma morada no céu, até promessas mais pessoais e íntimas, que são feitas de pai pra filho. Mas o que acontece quando perdemos o foco? Isso pode ser muito perigoso. Em um trecho da palavra de Deus, pude observar duas atitudes distintas em uma mesma Situação. A passagem fica em Números 13 dos versículos 27 ao 31.

“27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.

29 Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordäo.

30 Entäo Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos animosamente e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela

31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Näo poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.”


O povo de Israel vinha de uma longa jornada de 40 anos pelo deserto em busca de um objetivo traçado por Deus, uma promessa, uma meta, um foco que era a “terra prometida, que mana leite e mel.”

“Desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (Ex 3:8).

E ao se aproximar da terra eles resolvem enviar 12 homens para espiar a terra e ver se realmente era a promessa deles, se era o OBJETIVO que eles tanto buscavam. E os 12 homens foram... Na volta da espionagem rsrs... Eles observaram e afirmaram que realmente era a terra da promessa, era a META, como está escrito no vs. 27. Mas, também observaram que esta terra estava cheia de dificuldades e empecilhos. Então eis o problema, muitos deles (praticamente todo povo!) tiraram a visão da meta e colocaram na dificuldade, mais na frente observamos que eles chegam a se comparar a pequenos e frágeis gafanhotos e o pior que essa não era apenas a visão de seus adversários, mas sim o conceito que eles possuíam deles mesmos. "Éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos" (Números 13:33).

Eles estavam ali, quase conseguindo atingir o objetivo. Já estava tão pertinho e de repente eles perdem o foco! E com a perda do foco vem a incredulidade (pois Deus havia feito a promessa e Ele não falha), o desespero, sentimento de inferioridade e impotência, logo depois um desejo de retroceder, voltar atrás. “Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!” (Num. 14; 2b) Começa também um questionamento a Deus “E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?” (Num. 14:3).

Aff... Isso tudo acontece quando perdemos o foco do que Deus quer pras nossas vidas. Inúmeras coisas podem nos levar a perder o foco. Tribulações, tentações, bênçãos... Bênçãos? Pois eh! Algumas vezes quando somos abençoados perdemos o foco... Tiramos a visão do abençoador e colocamos na benção esquecendo que apenas somos dependentes da misericórdia divina.

No entanto (continuando a referência bíblica), existia um tal de Calebe entre os espias... rsrs. Que sabia bem o que queria o porquê de estar ali e quem havia lhe dado esta meta. E não só estava ciente destas coisas, como também sua visão estava tão bem focada na “terra prometida” que não estava desanimado como os outros, ao contrário... Ele disse: “Certamente subiremos animosamente...” Ele não estava nem aí pras dificuldades, ele se importava mais com a alegria de ter a promessa tão perto, tão próxima, que as dificuldades pra Calebe... as dificuldades? Háááá, elas siiim, eram como gafanhotos... mínimas. Tanto que ele disse: “Seguramente prevaleceremos..!” Quem mantém a visão focada demonstra SEGURANÇA, pois tem a certeza de que aquele que revelou, mostrou o objetivo é fiel para cumprir! Ah queriiido! NÃO PERCA O FOCO!

Quais são suas metas? Seus objetivos? Qual é sua terra prometida? Você está seguro do que quer? Deus está incluído em seus planos? Então não desanime, não olhe as dificuldades, nem se apegue excessivamente às bênçãos, por que muitas são as promessas de Deus e sonhos a realizar.


Ps.: Não se esqueça de continuar orando pelo Rio de Janeiro. Não percam este foco! Deus quer salvar nossa nação!!!

No amor d’Aquele que nos

amou primeiro...

Cláudia MeloO

Comentários