Não há orfãos em Deus

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. João 14:18


Órfão, por si só já é uma palavra triste (ne?!). Quem é órfão, o é por ter perdido pessoas importantes de sua vida; é todo aquele que perdeu os que lhe deram a vida (mãe, ou pai; ou os dois). Então, ser órfão implica em "não ter"...
Tenho uma amiga - muito querida - que é órfã de mãe e pai. Ao meditar sobre essa passagem lembrei dela; lembrei de suas dificuldades, dos desafios e até de um pouco da tristeza e solidão. Se viver com os pais já é difícil, imagine sem eles! Penso ser justamente essa a preocupação que os discípulos tinham, lemos em João 14:9:

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

Jesus já tinha previsto sua morte; seus discípulos já tinham entendido o plano da salvação, mas... e depois? E depois que Ele morresse? E depois que Ele ressuscitasse? Como ficariam as coisas? Como saberiam que o que estavam pregando era realmente o que Jesus ensinou? Como iriam discernir? Será que saberiam viver na presença de Deus "sem" a presença de Jesus?

Todo o capítulo 14 de João nos traz uma promessa muito especial. Ele (Cristo) deixa claro que veio cumprir o plano de Deus e que não tem a intenção de nos deixar sós.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

Vejam que bela promessa! Não andaremos mais sozinhos, Jesus Cristo foi para o Pai, mas nos deixou um Consolador. Que palavra linda: CON SO LA DOR. A gente se sente até mais seguro quando lê esses versos: ele vos dará outro Consolador.
A canção a seguir fala justamente isso: Não há órfãos em Deus. Ele não rejeita ninguém, e não para por aí, Ele não nos deixou órfãos. Cuida do nosso futuro, nos guia pelo caminho reto. O Espírito Santo de Deus que habita em nós, agora nos dá discernimento, nos dá entendimento e por meio disso podemos prosseguir e cumprir o plano que Jesus tinha desde o princípio... de salvar a humanidade, de nos levar para o Pai, pra onde Ele foi nos preparar morada (vs. 2).

Essa é aquela promessa que nos traz esperança. É este o presente que Jesus nos deixou. Por isso alegremo-nos nEle. Pois não há órfãos de Deus.



Em Cristo, que não me rejeitou
Marcela

Comentários

  1. Pois é!!!!! Como é bom acordar e ter a certeza de que não somos órfãos, pois o nosso Pai nos deu Seu filho para que pudéssemos ser seus filhos, lavados e remidos pelo sangue. Que amor é esse que dá seu primogênito por um bando de filhos pecadores, é o amor de Deus!!! Lindooo o Post, profundo! E amei o louvor!!! Always blessed!

    ResponderExcluir
  2. Glória DEUS.. palavra abençoada !!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é mais uma palavra de esperança para nós.
    Que Deus continue te abençoando e te inspirando para edificar as nossas vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário