[Republicando] A providência Divina


Toda pessoa experimenta o sofrimento em certas ocasiões da vida. E daí surge a inevitável pergunta, “POR QUÊ?”


Nesta postagem apresentaremos alguns personagens que passaram por esses momentos, no entanto não deixaram de experimentar a providência divina;


Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hb. 10:36


Em Gênesis, à partir do Cap. 37, encontramos o registro de que José sofreu muito por causa da inveja e da crueldade dos seus irmãos. Foi vendido como escravo e continuou como escravo de Potifar, no Egito. Vivia uma vida temente a Deus, quando foi injustamente acusado de imoralidade (tentativa de estupro), lançado no cárcere e mantido ali por mais de dois anos.


E quando José ainda na prisão, talvez sem esperar, ou sem imaginar que aquele seria o momento, Deus resolve que chegou a hora de acabar com aquele sofrimento. E alguns anos depois, Gn. 41:52b (porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.) relata, em síntese, a providência de Deus ao livrar José do sofrimento em que se encontrava e fazê-lo prosperar, dando-lhe honras e glórias, conforme cita Gn. 45:13a (E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto...)


Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; Isaias 61:13a



Em I Samuel, Cap. 1, encontramos o registro de que Elcana tinha se casado com duas mulheres. Sua primeira esposa, Ana, não tinha filhos, e Elcana estava desapontado. Ele queria ter filhos, assim casou-se com outra mulher, Penina.


Elcana amava mais a Ana; e Penina, sua segunda esposa, era ciumenta - esta teve filhos, mas Ana ainda não. Penina provocava Ana e falava duramente com ela dizendo que filhos eram sinais das bênçãos de Deus - e Ana não tinha nenhum filho, por isso muito chorava.


Em certo momento, Ana não pôde suportar mais as palavras de zombaria de Penina. Ela então, com amargura na alma, foi para o tabernáculo conversar com Deus – e orou e chorou abundantemente, de modo que só no seu coração falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz, fazendo com que o sacerdote Eli achasse que ela estava embriagada, tendo ele a repreendido. Ana lhe respondeu dizendo: sou uma mulher atribulada de espírito e tenho derramado a minha alma perante Deus. Ouvindo isso o sacerdote lhe disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.


I Sam 1:20 relata que passado algum tempo, Ana concebeu e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, por que, dizia ela, “Eu o pedi ao Senhor.”


A esterilidade de Ana é atribuída diretamente à ação Divina. Deus não lhe permitiu ter filhos, a fim de prepará-la para o nascimento de Samuel.


Podemos usar Samuel (o filho) como representação prática de algo que desejamos, buscamos e pedimos a Deus; por que, da mesma maneira como aconteceu com Ana, Deus pode às vezes, permitir que tenhamos decepções ou então conduzir-nos à situações em que nos sentimos incapazes ou inferiores, para que assim Ele possa continuar a realizar a sua vontade em nossa vida.


Em momentos como esses, devemos então fazer como fez Ana – levar diretamente a Deus as nossas circunstâncias e nossas mágoas, e esperar n’Ele – por que na hora certa o milagre vem.


Comentários

  1. Amém!
    Que palavra abençoada!
    A providência Divina é algo sublime, temos um Deus de amor incomparável, é sempre bom lembrar que Ele está pronto p/ nos atender, basta apenas procurá-lo.

    Deus vos abençõe pela iniciativa.
    PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nilis, por essas palavras...

    Que a providência divina esteja sempre sobre a tua vida.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, valeu a pena esperar pelo seu post! Que palavra abençoada!! Deus continue te abençoando p/ podermos desfrutar de outros textos como esse! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Amiiigo que benção!!! Deus abençoe tremendamente a sua vida. Realemtne valeu a pena esperar pelos seu post. Fik na paz!

    ResponderExcluir
  5. Sabe querido, de uns tempos pra cá, mais extamente aos 17 anos, quando recebi a maior bênção da minha vida, a Carol, eu parei de questionar as coisas que aconteciam. Comecei a aceitar e perceber que Deus tem um propósito para td na nossa vida, acredito agora que cada instante seja um milagre, e a cada oração que faço, não peço, só agradeço, pois Ele vive me trazendo coisas boas, embora meus pensamentos às vezes se percam entre os obstáculos que Ele me propõe a superar. Tudo, tudo está escrito e irá se realizar, minha Fé ultrapassa as barreiras e tbm move montanhas, e sei que a de vcs tbm.
    Não foi a toa que entraram na minha vida para nunca mais sair.

    Lindo, magnífico texto, parei e refleti>
    Amo-os.

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliel, recebi sua dica via twitter e vim conferir o post, muito bom de ler e meditar em seu texto. Porque Deus permite a tribulação? E mais, nos insta a nos alegrarmos nela? O apostolo Pedro tem uma resposta que muito me agrada: "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo". 1 Pedro 1:7 Não é a toa que somos provados por Deus, nos tornamos prova viva de sua providência e favor. Como disse, ótimo texto!

    Em tempo, convido-vos a conhecer e seguir o meu Blog: o http://recortecotidiano.blogspot.com me sentirei honrado com a visita. Abraço e parabéns pela parceria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário